Bloomberg — Empresas americanas aceleraram as contratações em dezembro, atingindo o maior nível de novas vagas em sete meses. O dado indica que mais americanos estão retornando à força de trabalho e ajudando os empregadores a preencher um número quase recorde de vagas abertas.
As folhas de pagamento (payroll) das empresas cresceram 807 mil no mês passado, depois de um ganho de 505 mil revisado para baixo em novembro, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa ADP divulgados nesta quarta-feira. A mediana das previsões de uma pesquisa da Bloomberg com economistas apontava para um aumento de 410 mil.
“Os ganhos de empregos foram amplos, já que os produtores de bens trouxeram a leitura mais forte do ano, enquanto os provedores de serviços dominaram o crescimento”, disse a economista-chefe da ADP, Nela Richardson, em um comunicado.
O aumento das contratações acima do esperado pode indicar que os empregadores tiveram mais sucesso nas contratações em dezembro, já que salários mais altos e condições de trabalho atraentes atraíram pessoas que estavam fora da força de trabalho. Mesmo assim, um aumento nas infecções por covid-19 nas últimas semanas poderia impactar as contratações se mais americanos recusarem a trabalhar em atividades nos setores de viagens e restaurantes, trazendo dificuldades para as empresas se manterem abertas.
Os dados precedem o relatório mensal de empregos desta sexta-feira do Departamento do Trabalho, que deve mostrar que os EUA adicionaram 384 mil vagas no setor privados em dezembro. Os dados da ADP nem sempre se alinham com os do governo devido às diferentes técnicas de medição.
Destaques do ADP
- As folhas de pagamento de comércio, transporte e serviços públicos tiveram ganho de 138 mil vagas, o maior patamar desde setembro de 2020;
- Emprego na indústria de fabricação somou 74 mil postos, maior avanço desde setembro de 2020;
- A folha de pagamento da construção teve 62 novas vagas em dezembro, o maior crescimento desde junho de 2020;
- Profissionais e negócios aumentaram 130 mil vagas. Foi o maior ganho desde junho de 2020;
- O emprego no setor de serviços aumentou em 669 mil postos em dezembro, o maior desde junho, liderado por lazer e hospitalidade.
- As folhas de pagamento dos produtores de bens aumentaram em 138 mil vagas, o mais forte desde setembro de 2020.
- As empresas com mais de 500 trabalhadores adicionaram 389 mil contratações, a maior quantidade de empregos desde junho de 2020.
- As pequenas empresas registraram um ganho de 204 mil postos em dezembro, o maior em seis meses.
Os dados da folha de pagamento da ADP representam empresas que empregam quase 26 milhões de trabalhadores nos EUA.
- Com a ajuda de Chris Middleton.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
- Futuros nos EUA pisam no freio, enquanto bolsas na Europa operam com altas
- Cadê o meu bloco? Vírus volta a frustrar o Carnaval
- Petróleo se mantém estável após decisão de aumentar produção da Opep+
© 2022 Bloomberg L.P.