Bloomberg — Tudo está se encaminha para ganhos adicionais em ações globais este ano, de acordo com estrategistas do JPMorgan.
“Fique otimista - os catalisadores positivos não acabaram”, escreveram estrategistas liderados por Mislav Matejka em um relatório a clientes na terça-feira (4). Os riscos negativos - incluindo uma virada hawkish dos bancos centrais, uma desaceleração na economia da China, ou restrições mais significativas ao Covid-19 - ou não se materializarão ou já estão cotados nas ações, disseram eles.
A perspectiva positiva se junta aos índices de referência no comércio dos EUA e da Europa em altas recordes, após a recuperação feroz do ano passado com o estímulo fiscal sem precedentes e uma recuperação sólida da queda induzida pela pandemia.
Os estrategistas do JPMorgan não estão sozinhos: o Credit Suisse reiterou esta semana uma visão otimista sobre as ações dos EUA, enquanto o Societe Generale repetiu na terça a previsão de um retorno de 6,6% para as ações europeias este ano, escrevendo que “este mercado em alta não acabou”.
Os estrategistas do Goldman Sachs e da BlackRock também veem o lado positivo, embora em um ritmo mais moderado.
Entre as principais opções do JPMorgan está uma posição sobreponderada em ações do Reino Unido e da zona do euro, bem como em bancos, mineradoras e automóveis. Os estrategistas veem um bom ponto de entrada nas ações de mercados emergentes, com a desaceleração da China “agora bastante atrás”. Eles também gostam de reabrir negociações.
Eles recomendam uma posição neutra sobre as ações dos EUA, dizendo que “podem estagnar relativamente se o desempenho superior da tecnologia começar a diminuir.” Ainda assim, o quadro técnico geral é positivo para as ações, já que a inflação deve atingir o pico no primeiro semestre, o Fed dificilmente se tornará mais hawkish e as projeções de crescimento de ganhos de consenso “voltarão a ser muito baixas”.
--Com a colaboração de Thyagaraju Adinarayan, Michael Msika e Farah Elbahrawy
Leia também
Elon Musk ganha US$ 34 bi no 1º pregão do ano com alta de ações da Tesla
Tesla tem alta de 13,4% nas ações após terminar 2021 com entregas recordes