Bloomberg Línea — O Ibovespa oscila entre leves altas e quedas na tarde desta terça-feira (4), com os investidores de olho na cena externa. Lá fora, o foco segue no avanço da variante ômicron da Covid-19, além das discussões sobre juros e das movimentações do petróleo. Por aqui, o dólar cai e as taxas dos DI avançam.
- A bolsa opera abaixo dos 104 mil pontos, enquanto o dólar fica abaixo dos R$ 5,70.
Os preços do petróleo seguem em alta, com o mercado de olho na Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+). Hoje, o órgão concordou em retomar a produção interrompida já que as perspectivas para os mercados globais de petróleo melhoraram, com grande parte da demanda se mantendo, apesar da nova variante do coronavírus.
A aliança de 23 países liderada pela Arábia Saudita e Rússia aprovou o aumento de 400 mil barris por dia programado para fevereiro em uma reunião nesta terça-feira (4), segundo os participantes. O grupo está seguindo seu plano de restaurar gradualmente a produção interrompida durante a pandemia, depois que seus analistas previram um superávit menor neste trimestre do que o esperado anteriormente.
Em Nova York, uma derrocada nos papéis de tecnologia afastou as bolsas dos EUA de suas máximas, com a preocupação de que taxas de juros mais altas poderiam desvalorizar seus lucros. Os rendimentos dos títulos do Tesouro caíram.
Analistas americanos preveem um aumento na volatilidade à medida que navegam pela variante ômicron, interrupções na cadeia de suprimentos e mais bancos centrais retrocedendo com o estímulo pandêmico. Mais de um milhão de pessoas nos Estados Unidos foram diagnosticadas com Covid-19 na segunda-feira (3), um novo recorde diário global.
Localmente, outro ponto de atenção é o quadro de saúde do presidente Jair Bolsonaro. O cirurgião que trata de Bolsonaro, Antonio Macedo, descartou por enquanto uma cirurgia, noticiou o jornal Folha de S. Paulo. Macedo, que chegou ao hospital de uma viagem internacional na madrugada desta terça (4), disse à sua equipe que continuará com o tratamento clínico porque a obstrução intestinal desapareceu, informou o jornal.
Mercado agora
- Câmbio: Por volta das 14h15, o dólar caía 0,17%, a R$ 5,67;
- Bolsa: O Ibovespa recuava 0,07%, a 103.892 pontos;
- Entre as maiores altas percentuais estavam CSN Mineração (CMIN3), Marfrig (MRFG3) e 3R Petroleum (RRRP3). Nas maiores perdas: Banco Inter (BIDI11), Locaweb (LWSA3) e Banco Pan (BPAN4);
- Juros: O DI com vencimento para janeiro de 2025 subia de 10,89% para 11,07% enquanto o de 2027 ia de 10,89% para 11,005%;
- Exterior: Em Nova York, o Dow Jones subia 0,74%, enquanto o S&P 500 recuava 0,02% e o Nasdaq 1,55%;
-- Com informações de Bloomberg News
Leia também: Por que a XP comprou uma fatia relevante da Suno