Bloomberg — Os atrasos nas viagens aéreas continuaram neste domingo nos EUA após uma forte tempestade de inverno em direção ao leste do país prejudicar ainda mais a operação das companhias aéreas, que já lidavam com a crescente falta de pessoal causada pela rápida disseminação da variante ômicron.
Os cancelamentos de voos nos EUA ultrapassaram 2.200 no início da tarde de domingo, com mais de 3.600 atrasos já confirmados, de acordo com a empresa de rastreamento FlightAware.com. Isso segue a contagem de sábado de mais de 2.700 voos dos EUA cancelados e cerca de 7.300 atrasos.
O fim de semana termina uma temporada de férias marcada por uma onda de suspensão nos voos. Com os EUA atingindo o recorde de infecções por covid-19 e ausências de funcionários por conta da doença, o período de viagens movimentado foi prejudicado por pelo menos 13 mil voos cancelados desde a véspera de Natal. Milhares de passageiros ainda tentam voltar para casa após os feriados.
A tempestade trouxe neve pesada, gelo e inundações sobre o centro dos EUA, e agora segue em direção aos estados de Nova York e Nova Inglaterra. Outra tempestade deve levar neve às montanhas do noroeste dos país, que ainda terá chuvas com ventos fortes na costa neste domingo.
Globalmente, a contagem de voos suspensos chegou a 3.800 no domingo, de acordo com a FlightAware. Robert Mann, um ex-executivo da American Airlines que agora é consultor, disse que há cerca de 115 mil voos por dia em todo o mundo durante um período de alta temporada, como o Natal.
O aeroporto O’Hare International de Chicago é o que registra mais atrasos neste domingo, com mais de 250 cancelamentos de voos programados para sair e um número comparável de chegadas. No sábado, cerca de 45% dos voos programados para sair de O’Hare e 55% de Chicago Midway foram afetados, de acordo com a FlightAware.
Para o domingo, a Southwest Airlines Co. já cancelou 411 voos, ou 11% de sua programação. A transportadora regional SkyWest Inc. suspendeu 485, ou 20%.
Uma forte tempestade em grandes partes do país continuará a causar interrupções nas viagens, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia. A instabilidade agora está indo para o leste, trazendo condições invernais para Nova York e Nova Inglaterra.
A Administração de Segurança de Transporte, que tem tido problemas com passageiros indisciplinados, pediu que as pessoas “sejam pacientes”. A segurança identificou mais de 1,6 milhão de pessoas com problemas em voos na sexta-feira e um número semelhante no sábado, de acordo com postos de controle em todo o país, disse a agência.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
© 2022 Bloomberg L.P.