Órgão regulador dos EUA pede que americanos evitem cruzeiros

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) elevou o alerta de viagens em navios de cruzeiro na quinta-feira (30) para o nível de risco mais alto

Mesmo as pessoas que estão totalmente vacinadas podem correr o risco de contrair e espalhar o vírus, disse a agência.
Por Martine Paris
30 de Dezembro, 2021 | 03:52 PM

Bloomberg — As ações das operadoras de cruzeiros caíam depois que as autoridades de saúde dos EUA disseram que os viajantes devem evitá-las, mesmo que sejam vacinados.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) elevou o alerta de viagens em navios de cruzeiro na quinta-feira (30) para o nível de risco mais alto, dizendo que a Covid-19 pode se espalhar facilmente entre as pessoas a bordo. Mesmo as pessoas que estão totalmente vacinadas podem correr o risco de contrair e espalhar o vírus, disse a agência.

PUBLICIDADE

As ações da Carnival, Royal Caribbean Cruises e Norwegian Cruise Line despencaram com a notícia. Casos da Covid foram relatados em 94 navios de cruzeiro nas águas dos EUA, e quase todos esses surtos atingiram o limite para uma investigação formal pelo CDC.

“Desde a identificação da variante omicron, tem havido um aumento no número de casos Covid-19 entre passageiros de cruzeiros e tripulantes relatados ao CDC”, disse a agência em seu site.

A onda de ômicron em casos da Covid atraiu pedidos para interromper as operações de cruzeiro. Alguns navios tiveram sua entrada negada em vários portos depois que passageiros e tripulantes testaram positivo para o vírus.

PUBLICIDADE

O grupo comercial Cruise Lines International disse em um e-mail que a recomendação do CDC “é particularmente desconcertante”, uma vez que o número de casos identificados em navios “compõe uma minoria muito pequena da população total a bordo - muito menos do que em terra”.

Em um e-mail, a Carnival disse que não planeja nenhuma mudança de horário.

Procedimentos da CDC

Como parte de suas investigações, o CDC analisa históricos de casos de exposição em navios, detalhes sobre contatos próximos, taxas de vacinação de viajantes e recursos médicos a bordo. Embora os operadores de cruzeiros tenham implementado salvaguardas, incluindo prova de vacinação na maioria dos navios, a variante ômicron de rápida disseminação parece ser mais contagiosa do que as variantes anteriores.

PUBLICIDADE

As ações da Carnival caíaam 0,8% às 14h50, horário de Nova York. A Royal Caribbean caía 0,4%, enquanto a Norwegian recuava 1,7%. Das três, apenas as ações da Royal Caribbean subiram este ano e seu avanço de 4% está significativamente atrás do ganho de 28% no índice S&P 500 mais amplo.

--Com a colaboração de Angelica Peebles

Leia também

Lembre como foi o embargo da China à carne do Brasil em 2021