Bloomberg — Os cancelamentos de companhias aéreas estão se acumulando nos EUA, com mais de mil voos eliminados na véspera de Ano Novo, à medida que os casos de coronavírus aumentam e tempestades de neve no oeste do país comprometem as rotas.
A JetBlue Airways havia cancelado 175 voos, cerca de 17% da malha da companhia, nesta manhã, de acordo com a FlightAware.com. A Allegiant cancelou 89 voos, ou 18% do serviço, enquanto a United Airlines retirou 190 voos, ou 8% da programação.
As interrupções ocorrem depois que milhares de voos foram cancelados durante o fim de semana do feriado de Natal e no início desta semana, devido às tempestades de inverno combinadas com a falta de pessoal por conta da disseminação de casos da variante ômicron.
“Como muitas empresas e organizações, vimos um aumento no número de casos de ômicron”, disse a JetBlue por e-mail na quinta-feira. Para dar aos clientes tempo para fazer outros planos, a operadora com sede em Nova York reduziu a programação até 13 de janeiro.
Embora se espere que as orientações dos funcionários de saúde para reduzir o período de isolamento de muitas pessoas com teste positivo de 10 para cinco dias ajude o pessoal, “esperamos que o número de casos da Covid no Nordeste - onde a maioria dos membros da nossa tripulação está baseada - continue a aumentar nas próximas duas semanas “, disse JetBlue.
A Allegiant citou condições climáticas severas e impactos da Covid-19 na equipe, bem como questões de segurança e controle de tráfego aéreo, por atrasos e cancelamentos. A United não respondeu imediatamente aos pedidos de comentário da Bloomberg News.
Além da área da cidade de Nova York, onde a JetBlue está sediada, Atlanta foi uma das mais atingidas por cancelamentos e atrasos na quinta-feira de manhã, de acordo com a FlightAware. Chuvas fortes eram esperadas para o sudeste e um alerta de enchente foi emitido para a área de Atlanta.
Neve moderada a forte é esperada em grande parte do oeste na quinta-feira, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia.
E nenhum alívio é esperado para o feriado de Ano Novo, com mais de 500 voos cancelados para sexta-feira e 78 para sábado. “Espera-se que a neve e uma mistura de gelo coloquem uma série de condições perigosas de viagem no dia de Ano Novo, desde a faixa frontal das Montanhas Rochosas até o meio-oeste e os Grandes Lagos”, de acordo com o serviço meteorológico.
Leia também