Bloomberg — Com as festividades que marcam a passagem de final de ano, alguns comércios e bancos podem funcionar com horários restritos em todo o Brasil, mesmo com o feriado de 1º de janeiro caindo em um sábado.
Para os mercados acionários, isso significa que, por decisão da B3, a bolsa brasileira não terá negociação nesta sexta-feira (31), voltando apenas na próxima segunda. Perto das 11h30 do último pregão de 2021, o Ibovespa subia 0,29%, enquanto o dólar recuava 1,5%.
Como vão funcionar os bancos no Ano Novo
Segundo a Federação Nacional dos Bancos (Febraban), as agências bancárias do país não vão abrir nesta sexta, com o último expediente bancário em 2021 acontecendo na quinta, em horário comercial.
Veja mais: Feriados 2022 - veja o calendário da B3 para o próximo ano
Contas como de água, energia e telefone que vencerem durante este período poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte, segundo a federação.
Já o Pix, serviço de pagamentos do Banco Central, funcionará normalmente, de acordo com as regras de movimentação noturna. Os usuários podem movimentar até R$ 1 mil entre 20h e 6h.
Horário do comércio no Ano Novo
Como o dia 31 de dezembro não é um feriado nacional, os horários podem variar segundo determinação dos lojistas. Já no dia 1º, o feriado permite a abertura de serviços essenciais, como farmácias, mercados e postos de gasolina.
As agências dos Correios também não abrirão neste período.
Leia também