Bloomberg — O banco central do México terá sua própria moeda digital em circulação até 2024, como parte dos esforços para impulsionar a inclusão financeira.
“Por considerar essas novas tecnologias e a infraestrutura de pagamento da próxima geração como opções muito importantes e de grande valor”, escreveu o governo federal em sua conta no Twitter na noite de quarta-feira, confirmando o plano do banco.
Em todo o mundo, os bancos centrais estão desenvolvendo alternativas de pagamentos semelhantes às criptomoedas como o bitcoin. No México, a regulamentação financeira impede os bancos de negociar com elas. O presidente do Banco de México, Alejandro Díaz de León, disse em uma entrevista em 21 de dezembro que os legisladores estavam buscando uma moeda digital emitida pelo banco central.
O Banxico, como é conhecido o banco central mexicano, traçou um plano para criar uma plataforma de moeda digital com base em aspectos de seu sistema de pagamento interbancário SPEI, conforme um relatório publicado em 17 de dezembro em seu site, mas nenhuma data tinha sido definida. O plano prevê a criação de uma moeda que poderia ser usada por pessoas sem conta em banco, de acordo com o relatório.
Veja mais em bloomberg.com