Bloomberg — O presidente Jair Bolsonaro reservou 200 milhões de reais para reconstruir rodovias e estradas destruídas pelas fortes chuvas que têm afetado grande parte do país neste mês.
Os recursos serão utilizados na recuperação de acessos rodoviários dos estados do Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Pará e São Paulo, segundo nota do gabinete do Bolsonaro.
As enchentes estão “afetando milhares de usuários [das estradas] e, portanto, prejudicando toda a cadeia econômica local”, disse o governo em comunicado.
A situação mais crítica está no estado da Bahia, onde semanas de chuvas torrenciais fizeram com que dois rios transbordassem e explodissem em duas represas no fim de semana de Natal. Vinte pessoas morreram, 60.000 estão desabrigadas e um total de 470.000 afetadas, de acordo com a Força de Defesa Civil. O estado registra o maior índice pluviométrico acumulado em dezembro em 32 anos, e outras dez barragens ali estão sendo monitoradas quanto a risco de rompimento.
Quatro membros do gabinete de Bolsonaro visitaram o estado para monitorar a situação. O presidente, que está de férias em uma praia no sul do Brasil, disse à mídia local na segunda-feira (27) que o governo “fará o que for possível por nossos irmãos da Bahia”. Ele não deve retornar à capital até a próxima semana.
A Bahia receberá 80 milhões de reais para a reconstrução de estradas e espera-se que mais dinheiro seja liberado nos próximos dias, à medida que aumenta a pressão sobre o presidente para mostrar seu apoio ao estado.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também