São Paulo — Dona das marcas Marinex, Duralex, Copo Americano e Nadir, a centenária Nadir Figueiredo, que atua no segmento de utilidades domésticas de vidro (copos, taças, potes, assadeiras e tigelas) da América Latina, anunciou, nesta segunda-feira (27), a aquisição de 100% das ações da Cristar TableTop, empresa no segmento de vidro de mesa na Colômbia pertencente à Cristaleria Peldar. O valor do negócio não foi ainda divulgado. A empresa brasileira diz que já assinou o contrato.
“Além de trazer sinergia mercadológica e uma base de clientes complementar, essa aquisição resultará em maior capacidade para atender à crescente demanda do mercado mundial de utilidades domésticas feitas a partir do vidro, resultando em uma companhia mais forte e completa com escala global”, afirmou a empresa, em nota.
Veja mais: Com nova fábrica, Ambev dribla falta de garrafa de vidro para cerveja
Sediada em Suzano (SP), a companhia diz que, para que seja concretizada, a operação ainda depende de análise e aprovação pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), dentre outras condições precedentes para o fechamento.
“A operação une o que ambas as empresas têm de melhor - solidez financeira, robustez operacional e profundo conhecimento do setor de bens de consumo feitos a partir do vidro - para escalar a produção e entregar produtos de qualidade de forma mais competitiva e eficiente”, disse Eron Martins, CFO da Nadir, em nota.
Ao descrever a Cristar, o comunicado da Nadir lembra que a companhia colombiana atualmente faz parte do grupo Owens Illinois, uma das maiores fabricantes de embalagens de vidro do mundo e é uma empresa importante no segmento de utilidades domésticas de vidro na América Andina, com sua operação baseada em Buga, Valle del Cauca, Colômbia.
“A Cristar se dedica totalmente ao mercado de vidro de mesa desde 2000, atendendo uma diversificada base de clientes em mais de 40 países por meio de um portfólio amplo de copos e taças, que levam sua marca Cristar desde 1979″, acrescenta.
A Nadir Figueiredo completou 109 anos em 2021. Em 1935, a empresa entrou no mercado de vidros, com a aquisição da sua primeira fábrica com produção manual, automatizou a produção em 1946 e no ano seguinte, 1947, foi lançado um dos seus produtos mais icônicos: o chamado “copo americano”, usado pelos brasileiros para tomar um café pingado no balcão de uma padaria.
Leia também
Positivo vence licitação de urnas eletrônicas; ação fecha em alta de 4%