Chuvas na Bahia: mais uma barragem se rompe e número de mortos sobe

Segundo dados da Defesa Civil do Estado, 18 óbitos relacionados a chuva foram registrados

Por

Bloomberg Línea — Neste fim de semana, o caos causado pelas fortes chuvas no estado da Bahia se intensificou com o rompimento de duas barragens.

A primeira foi a barragem do Iguá, em Vitória da Conquista, que se rompeu na última madrugada, trazendo grande volume de água para o rio que corta a cidade vizinha, Itambé. A segunda se rompeu já na manhã deste domingo (26), próximo ao município de Jussiape, na região da Chapada Diamantina.

Veja mais: Chuvas na Bahia: as imagens que mostram o tamanho do estrago

Tanto a cidade de Itambé quanto a de Jussiape fizeram postagens em seus perfis oficiais no Instagram alertando os moradores sobre os riscos.

Até agora, pelo menos 58 cidades da Bahia sofreram danos severos com chuvas e inundações nos últimos dias, de acordo com a Defesa Civil do Estado. Os danos estão concentrados na região sul do Estado, onde ficam as cidades de Itabuna e Ilhéus. Ao menos 18 pessoas morreram, segundo a Defesa Civil da Bahia.

O governador do estado, Rui Costa (PT), comentou a situação nas redes sociais:

Mais de 65 municípios estão em situação de emergência. Na região de Porto Seguro, que tem localidades turísticas como Trancoso e praia do Espelho, além de Itacaré, próxima a Ilhéus, que foram fortemente atingidas na semana passada, não estão entre as mais afetadas agora, segundo as prefeituras locais.

As chuvas intensas impactaram de alguma forma pelo menos 370 mil pessoas, segundo o governo do Estado. No município de Pau Brasil, a enchente cobriu carros e chegou num nível próximo ao do telhado das casas.

Em Itabuna, o rio Cachoeira, que corta a cidade em vários pontos, transbordou, deixando ao menos 300 desabrigados. Moradores de comunidades à beira do rio tiveram de ser retirados das casas às pressas.

Bairros foram alagados na cidade. A enxurrada invadiu uma revendedora de botijões de gás e arrastou a mercadoria:

As chuvas bloquearam estradas federais, como parte da BR-415, que liga Itabuna a Ilhéus. O secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, listou ontem sete trechos de interditados em rodovias federais no Estado:

Os trechos afetados, segundo o Ministério da Infraestrutura:

  • BR-430, entre Caetité a Igaporã, pista liberada com a retirada de barreiras.
  • BR-101, KM 730, trecho entre Itabela e Eunápolis. O trecho foi liberado no início da tarde de ontem, mas a passagem de veículos tem ocorrido de forma lenta, até que o DNIT faça a pavimentação.
  • BR-101, KM 662, parcialmente interditada próximo à ponte sobre o rio Jequitinhonha devido a queda de barreira, onde um deslizamento bloqueou parte da estrada.
  • BR-415, entre Itabuna e Ilhéus, devido ao acúmulo de água das chuvas na rodovia, momentaneamente está inviável a passagem de veículos leves.
  • BR-415, entre Itabuna e Ibicaraí, interrompido o tráfego devido a alagamentos.

A tragédia vem mobilizando diversas personalidades em seus perfis na internet. O comediante Whindersson Nunes, por exemplo, anunciou ontem (25) que leiloará itens pessoais importantes para arrecadar fundos para aldeias indígenas do estado da Bahia.

-- Com assistência de Graciliano Rocha

Leia também: