SpaceX, de Elon Musk, tem surto de covid com 132 infectados

Quase 6.000 funcionários trabalham na sede da Space Exploration Technologies Corp em Los Angeles

Por

Bloomberg — Pelo menos 132 funcionários na sede da SpaceX na Califórnia tiveram teste positivo para Covid-19 nos últimos meses, a maior contagem de casos confirmados não residenciais no condado de Los Angeles.

Em um memorando aos trabalhadores, a SpaceX disse que o surto começou em setembro, quando “vários funcionários que trabalham na mesma área contraíram Covid fora do expediente em um evento não relacionado ao trabalho”.

Apenas um dos 132 funcionários é suspeito de contrair o vírus no trabalho, de acordo com o memorando, que foi compartilhado por um porta-voz da SpaceX na terça-feira. Os dados foram divulgados na segunda-feira por autoridades de saúde do condado, observando que os números são dinâmicos e estão sujeitos a mudanças.

Quase 6.000 funcionários trabalham na sede da Space Exploration Technologies Corp. em Hawthorne, perto do Aeroporto Internacional de Los Angeles, de acordo com o Los Angeles Times.

Os casos ocorrem durante um período movimentado para a empresa, que completou quatro lançamentos do Falcon 9 desde 9 de dezembro, incluindo uma missão de abastecimento de carga para a Estação Espacial Internacional na manhã de terça-feira.

Os EUA estão lutando contra uma nova onda de covid em meio à disseminação da variante ômicron. As infecções diárias por coronavírus em todo o país saltaram para o nível mais alto desde setembro, com quase 254 mil casos relatados na segunda-feira, de acordo com dados compilados pela Johns Hopkins University e Bloomberg.

Desafio Musk

Em março de 2020, o fundador da SpaceX, Elon Musk, desafiou funcionários do condado de Alameda, na Califórnia, onde ficava uma fábrica da Tesla Inc., sobre as restrições à pandemia que fechavam a fábrica de automóveis em Fremont. Musk também processou o condado antes de desistir dessa ação.

Veja mais: A briga de Elon Musk com os Democratas pelo pagamento de impostos

A unidade de saúde pública do condado de L.A. exige que todos os funcionários usem uma máscara facial enquanto trabalham em ambientes fechados, independentemente do estado de vacinação, exceto quando comem, bebem ou estão sozinhos em uma sala. Empregadores privados como a SpaceX não estão incluídos na política estrita do condado de mostrar prova de vacinação ou um teste Covid-19 negativo para entrar em alguns locais públicos, como restaurantes, bares e academias.

Os testes de local de trabalho da SpaceX em Hawthorne levaram a empresa a relatar os casos ao condado, de acordo com o memorando. As autoridades de saúde do condado de L.A. não comentaram imediatamente sobre os dados.

- Com a ajuda de Sarah McGregor.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também