Chile: Peso cai até 3% e MSCI local recua 9,4% após vitória do Boric nas eleições

Boric obteve a vitória com 56% dos votos, em comparação com 44% de Kast

Peso e ativos chilenos recuam no pós-eleição
Por Eduardo Thomson
20 de Dezembro, 2021 | 12:40 PM

Bloomberg — Os ativos chilenos caíram na manhã desta segunda-feira depois que o candidato de esquerda Gabriel Boric venceu o segundo turno das eleições presidenciais por uma margem mais ampla do que o esperado, dando a ele um forte mandato para seguir em frente com suas reformas estruturais.

O peso enfraqueceu até 3% no início dos negócios em Santiago. Por volta das 12h35 (horário local e de Brasília), a moeda chilena estava sendo negociada com baixa de 1,9%. O ETF iShares MSCI Chile caia 9,4% neste horário. O rendimento dos títulos em dólar aumentou. No período que antecedeu as eleições, o peso chileno foi uma das moedas de pior desempenho do mundo, com queda de 16% em 2021, desvalorização inferior apenas à da lira turca e do peso argentino.

PUBLICIDADE

“Os ativos não incorporaram esse nível de diferença nos votos de Boric e Kast, nem a eleição teve uma participação tão alta”, disse Hugo Osorio, vice-diretor de estratégia de investimento da Falcom Asset Management, no domingo.

Veja mais: Quem é Gabriel Boric, o novo presidente do Chile, e que desafios ele enfrentará

Boric obteve a vitória com 56% dos votos, em comparação com 44% de Kast. Algumas pesquisas pré-eleitorais não oficiais indicaram que os candidatos teriam uma diferença muito menor.

PUBLICIDADE

Kast conquistou a primeira colocação no primeiro turno, realizado em 21 de novembro, com 28% dos votos, seguido por Boric, com 26%. Os chilenos se reuniram para votar no domingo, com mais de 8,3 milhões de votos expressos, o maior comparecimento desde o retorno da democracia em 1990.

Boric, um ex-líder estudantil e atualmente um deputado da Câmara baixa, concorreu como candidato pela coalizão, que incluía uma variedade de partidos de esquerda, incluindo o Partido Comunista. Após o primeiro turno, Boric e seu rival Kast moderaram sua mensagem para atrair eleitores do centro.

Em seu discurso no domingo, ele reiterou que manterá a responsabilidade fiscal e que terá que negociar com o Congresso para avançar em suas reformas, que incluem aumento de impostos, proteção ao meio ambiente, melhoria dos serviços sociais e revisão do sistema de previdência privada.

PUBLICIDADE

O sistema de previdência privada, criados na década de 1980 durante a ditadura de Augusto Pinochet, tornaram-se um baluarte do mercado de capitais local. No entanto, seus oponentes dizem que não oferecem valores decentes.

Veja mais em bloomberg.com

(atualizado às 12h30 com cotações mais recentes)

Leia também