Bloomberg — A Áustria irá suspender o lockdown para os não vacinados durante as férias de fim de ano, dando uma trégua em uma das políticas mais duras contra o coronavírus na Europa.
Pessoas não vacinadas poderão se reunir em grupos de até 10 pessoas durante três dias por volta do Natal, bem como na véspera de Ano Novo, disse o ministro da Saúde, Wolfgang Mueckstein, a repórteres na sexta-feira. Encontros entre 10 e 25 pessoas serão permitidas apenas para os totalmente vacinados ou para aqueles que se recuperaram recentemente do vírus.
O governo está dando uma isenção de duras restrições para pessoas que não desejam tomar a vacina. Eles só podem sair de casa para trabalhar, fazer compras essenciais e fazer exercícios, embora varejistas e serviços tenham reclamado das dificuldades de fazer cumprir as regras.
As medidas, bem como um lockdown de três semanas, que terminou na semana passada, ajudaram a reduzir o índice de novas infecções em um quarto.
As restrições aos não vacinados e os planos de tornar as vacinas obrigatórias geraram protestos em todo o país, liderados pelo Partido da Liberdade, de extrema direita.
Leia também