São Paulo — Dez meses antes da eleição, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva alcançou um patamar de intenções de votos superior à soma de todos os demais candidatos, de acordo com o Datafolha.
No principal cenário pesquisado pela empresa, o petista tem 48% contra 22% do presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro (Podemos) aparece em terceiro, com 9%, tecnicamente empatado com o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que tem 7%. O tucano João Doria aparece com 4%.
Veja mais: O discurso de Lula a sindicalistas oferece pistas de sua visão econômica
A pesquisa foi realizada entre 13 e 16 de dezembro com 3.666 pessoas com mais de 16 anos, presencialmente em 191 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.
Numa segunda simulação, considerando um cenário com maior número de candidatos, Lula aparece com 47%, Bolsonaro com 21%, Moro e Ciro continuam com 9% e 7%, respectivamente, e Doria tem 3%.
Veja mais: Os principais pontos do discurso de Bolsonaro na filiação ao PL
Simone Tebet (MDB) e Rodrigo Pacheco (PSD) aparecem com 1%. Não pontuaram neste cenário: Alessandro Vieira (Cidadania-SE), o ex-ministro Aldo Rebelo (sem partido) e Felipe d’Ávila (Novo).