Bloomberg Línea — A pandemia iniciada em março de 2020 provocou inúmeras mudanças em diferentes mercados, entre elas, uma aceleração sem precedentes na digitalização de produtos e serviços, além de um forte aquecimento em diferentes áreas de tecnologia. Companhias que já tinham forte crescimento nos últimos anos viram determinados negócios terem expansão exponencial em poucos meses, tanto devido a uma maior procura por serviços já existentes como também pelo surgimento de novas demandas e nichos de atuação.
A equipe de jornalistas da Bloomberg Línea selecionou alguns dos principais nomes desses e de outros setores na América Latina para compor a lista de 100 Empreendedores de 2021. Abaixo estão alguns dos destaques da tecnologia no Brasil, incluindo empresários novos e antigos desse mercado.
Veja mais: Conheça aqui os 100 Empreendedores de 2021 da Bloomberg Línea
Anna Saicali - Executiva é CEO da IF (Inovação e Futuro), plataforma de inovação da Americanas S.A., e fundadora e CEO da fintech da companhia, a Ame Digital. Na companhia há 24 anos, já foi fundadora, CEO e depois presidente do conselho de administração da B2W Digital.
Cassio Bobsin - Criador da Zenvia, companhia de tecnologia que começou em uma garagem há 18 anos em Porto Alegre e se tornou a primeira empresa de Software como Serviço (SaaS) da América Latina a fazer IPO na Nasdaq, em 2021.
Eric Santos - Cofundador e CEO da RD Station, plataforma de marketing digital criada em 2010. Em junho deste ano, Eric liderou a venda de sua companhia para a Totvs por cerca de R$ 2 bilhões.
Geraldo Thomaz - Fundador e CO-CEO da VTEX, Geraldo foi responsável pelo desenvolvimento da plataforma da VTEX, que oferece serviços de comércio digital para varejistas como Walmart, Whirlpool, Coca-Cola e AB InBev.
Gisele Paula - Usou a reclamação para empreender e abriu seu próprio negócio, o Reclame Aqui. Lá, Gisele ficou desde a criação, em 2011, até 2019. Fundou o Instituto Cliente Feliz em 2020, consultoria para empresas de customer intelligence.
Helisson Lemos - Lemos é o nome por trás da transformação digital da Via, antiga Via Varejo. A empresa, dona de grandes marcas como Casas Bahia e Ponto Frio (Ponto), é um dos destaques de resiliência na pandemia.
João Del Valle - Cofundador e CEO do Ebanx, startup curitibana de meio de pagamentos fundada em 2012. A companhia hoje tem mais de 35 mil empresas globais, entre elas nomes como Spotify, Airbnb, PlayStation Network e Uber.
João Pedro Resende - Cofundador e CEO da Hotmart, plataforma que permite que usuários vendam cursos online, e-books e assinaturas. Nascido em Belo Horizonte, João criou sua empresa em 2011, e já soma mais de 90 mil produtores de conteúdos associados.
Kadu Monguilhott - CEO da Neoway, maior empresa de inteligência artificial e análise de big data da América Latina, conforme declarado pela própria. A Neoway aposta na gestão da informação, por meio da tecnologia.
Mariana Ramos Dias - CEO da Gupy, uma startup fundada por profissionais de RH e de Tecnologia, com o objetivo de transformar a maneira como são feitos processos seletivos de empresas.
Pedro Chiamulera - Fundador da Clearsale, companhia de software de soluções antifraude em segmentos de e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas e telecomunicações, que estreou na bolsa brasileira em julho deste ano.
Roberto Nogueira - Criou a Brisanet, em 1998. Em 2010, a companhia era considerada a maior operadora de internet a rádio do Brasil, com 30 mil clientes em 150 cidades do interior nordestino. Onze anos depois, fez seu IPO na bolsa de São Paulo e levantou R$ 1 bilhão.