Conteúdo Patrocinado

Com íon, Itaú dobra número de especialistas e de escritórios de investimentos em 2021

Foram lançados 79 escritórios de investimentos, onde mais de 1.100 especialistas já atuavam até novembro

Com íon, Itaú dobra número de especialistas e de escritório de investimentos em 2021

Em 2021, o lançamento do íon Itaú trouxe novidades não apenas para a experiência digital dos investidores, mas também para a assessoria humana e especializada que eles recebem no Itaú. Isso porque o banco mais que dobrou o número de especialistas em investimentos contratados, saltando de cerca de 500 profissionais no início do ano para 1.115 até novembro. Segundo Fabio Horta, responsável pela área de assessoria íon Itaú, a expansão ainda está em curso e vem mais por aí em 2022.

O executivo explica que a ampliação do número de profissionais e a presença de escritórios em 18 cidades fez com que, até agora, 365 mil clientes do Itaú tenham um especialista íon “para chamar de seu”. A expectativa, de acordo com Horta, é que esse número ultrapasse meio milhão de clientes. “Nosso novo modelo de assessoria chegou para trazer mais proximidade a clientes que são atendidos por especialistas. Aqui eu me refiro tanto à nossa presença regional quanto à qualidade do atendimento. Como os especialistas têm carteiras de clientes menores, eles podem se dedicar mais em cada atendimento remoto ou presencial”, explica.

A previsão é de que haja um total de 128 Escritórios de Investimentos íon Itaú espalhados pelo país em 2022 e que pelo menos 460 especialistas sejam contratados já nos próximos meses. Para atrair esses profissionais em um momento no qual o mercado de investimentos está bastante aquecido, o Itaú conta com um modelo de remuneração diferente do que é praticado na maioria dos bancos e corretoras. Ao mesmo tempo que os especialistas em investimentos são contratados (CLT) com um salário fixo, eles têm uma remuneração variável que não está atrelada a produtos específicos e depende de três fatores: a rentabilidade da carteira dos clientes, a satisfação com o atendimento prestado e o total que os clientes têm investido no Itaú.

“Esse modelo de remuneração une o melhor dos dois mundos. Há um salário fixo com benefícios, mas também há a oportunidade de alavancagem para especialistas de acordo com o resultado do seu trabalho para os clientes”, explicou.

Mais de 17 mil currículos foram recebidos para as 600 vagas preenchidas até novembro e, nos próximos meses, haverá a abertura de escritórios em Goiânia, Fortaleza e Recife. A atuação dos especialistas, que foi 100% em home-office durante esses quase dois anos de pandemia, começou a ser híbrida (parte presencial, parte remota) a partir deste mês.

Segundo Horta, além da remuneração, ficou claro no processo de contratação que o reconhecimento interno e externo de ser um bom lugar para trabalhar (Prêmio Great Place to Work em 2021), o respeito pelos colaboradores e clientes durante a pandemia de covid-19 e a solidez da instituição têm sido razões fortes para a procura das vagas disponíveis. No caso das oportunidades para especialistas em investimentos, o avanço da experiência digital do novo app íon Itaú também foi um diferencial.

Na palma da mão

Nem todos os clientes querem ou precisam de um especialista para chamar de seu na tomada de decisão sobre onde alocar o seu dinheiro e é por isso que o Itaú avança a passos largos na frente digital, com o app íon Itaú 100% focado em investimentos.

Já foram mais de 520 mil downloads desde o lançamento em MVP (Minimum Viable Product – Mínimo Produto Viável) há um ano e a experiência oferecida pelo íon foi toda pautada por pesquisas com clientes. Daí que vieram as notícias sobre o mercado financeiro em formato de stories, a vitrine de produtos a la Netflix e o Feed de notícias que contextualiza os movimentos de mercado e, consequentemente, da carteira dos investidores.

Mas o app “nunca estará 100% pronto”, como costuma observar o diretor de Produtos e Soluções e Investimentos do Itaú, Claudio Sanches. Ele explica que o íon Itaú estará em constante evolução e aprimoramento de features - sempre priorizadas de acordo com os feedbacks dos clientes.

Um exemplo da incorporação desses feedbacks é a ordem das instituições do Agregador de Investimentos. O íon foi o primeiro aplicativo de uma instituição bancária no Brasil a oferecer essa funcionalidade, que está inserida no conceito de ‘Open Finance’. Em um único painel, os usuários podem acompanhar os investimentos que eles têm em até 12 bancos e corretoras diferentes. A ordem em que essas instituições foram incorporadas está diretamente ligada às necessidades apontadas pelos investidores.

Por ora, o app íon Itaú e a assessoria de Especialistas íon Itaú estão disponíveis apenas para clientes do banco, mas em 2022 o Itaú já sinalizou que tanto o app quanto a assessoria humana especializada devem estar disponíveis para todo o mercado de investidoras e investidores do Brasil.

íon Itaú

Sua plataforma de investimentos