Câmara aprova texto-base da PEC dos Precatórios

O texto autoriza o governo a não pagar a totalidade das dívidas judiciais até 2026

National Congress, project by Oscar Niemeyer, Brasília, DF. Brazil
14 de Dezembro, 2021 | 09:16 PM

Bloomberg Línea — A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira o texto-base da PEC dos Precatórios com os trechos que haviam sido alterados no Senado Federal. O texto autoriza o governo a não pagar a totalidade das dívidas judiciais até 2026.

A votação, que teve 327 votos favoráveis e 147 contrários, foi em primeiro turno e o texto precisa agora passar por uma segunda votação com pelo menos 308 votos favoráveis.

A proposta original aprovada pela Câmara era que o governo tivesse essa autorização até 2036, quando termina a regra do teto de gastos, mas os senadores reduziram o prazo para 2026.

Os pontos de consenso entre a Câmara e o Senado seguiram para sanção, com objetivo de permitir a criação do Auxílio Brasil, programa de assistência social que substituiu o Bolsa Família.

PUBLICIDADE

Depois da aprovação do texto-base, os deputados discutem ainda seis destaques à proposta.

Leia também

Brasília em Off: O jogo da PEC dos Precatórios está longe do fim

Toni Sciarretta

News director da Bloomberg Línea no Brasil. Jornalista com mais de 20 anos de experiência na cobertura diária de finanças, mercados e empresas abertas. Trabalhou no Valor Econômico e na Folha de S.Paulo. Foi bolsista do programa de jornalismo da Universidade de Michigan.