Bloomberg — O aplicativo de compartilhamento de fotos Instagram, da Meta (antiga Facebook), está encorajando os usuários a fazer uma pausa enquanto a empresa luta contra as acusações de que muito tempo gasto em suas redes sociais prejudica o bem-estar mental dos adolescentes.
O Instagram permitirá que as pessoas optem por ver mensagens pop-up quando passarem muito tempo examinando um determinado tópico, sugerindo que explorem outros assuntos. Os usuários também podem decidir ser lembrados a fazer uma pausa após passarem 10, 20 ou 30 minutos consecutivos no aplicativo, informou o Instagram em uma postagem em seu blog oficial nesta terça-feira (7). A plataforma lembrará os usuários sobre atividades alternativas às mídias sociais, como caminhar ou respirar fundo, disse a chefe de bem-estar e segurança do Instagram, Vaishnavi J, em uma entrevista.
“Quando você está passando muito tempo - 20 minutos, por exemplo, sendo um período bastante longo - ajuda receber uma pequena notificação lembrando-o de fazer uma pausa”, disse ela. “Você pode nem sentir que passou muito tempo no aplicativo porque fez cinco ou seis coisas diferentes nesses 20 minutos.”
O diretor do Instagram, Adam Mosseri, tem um compromisso marcado para amanhã (8) para se apresentar diante de um subcomitê do Senado dos Estados Unidos, que investigará a segurança das crianças nas redes sociais. O Instagram tem estado sob crescente escrutínio quanto a seus efeitos sobre os jovens usuários, após a publicação de uma série de matérias no Wall Street Journal, no início deste ano, e de outras matérias de um consórcio de organizações de mídia, que se basearam em documentos internos divulgados pela denunciante do Facebook, Frances Haugen. Alguns dos documentos trouxeram novas revelações sobre o impacto do Instagram na autoimagem, no sono e na ansiedade de adolescentes.
No mês passado, um grupo de procuradores-gerais do estado dos EUA anunciou uma investigação sobre os esforços do Instagram para envolver crianças e jovens adultos.
O Instagram anunciou em novembro que começou a testar o recurso de pausa. A empresa não divulgou nenhuma estatística sobre a porcentagem de pessoas que realmente desligam o aplicativo depois de receberem um lembrete, mas disse que quando os adolescentes ligam o recurso, mais de 90% o mantêm ligado.
Em março, a empresa também planeja lançar um pacote de ferramentas com o objetivo de dar aos pais mais visibilidade sobre o uso do aplicativo por seus filhos adolescentes. Os adolescentes poderão dar permissão aos pais ou responsáveis para ver quanto tempo passam no Instagram e definir limites de tempo, segundo a empresa. Os adolescentes também poderão notificar seus pais se denunciarem alguém por violar as regras do aplicativo.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
- Musk fala sobre drogas: ‘provavelmente fazem envelhecer mais cedo’
- Barbados se separa da rainha, trocando um império por outro
- Pesquisadores desenvolvem aço inoxidável que mata o coronavírus
© 2021 Bloomberg L.P.