Instagram vai estimular usuários a ‘fazerem uma pausa’

Usuários poderão decidir ser lembrados a fazer uma pausa após passarem 10, 20 ou 30 minutos consecutivos no aplicativo

Instagram
Por Naomi Nix - Marcelle Castro
07 de Dezembro, 2021 | 07:29 PM

Bloomberg — O aplicativo de compartilhamento de fotos Instagram, da Meta (antiga Facebook), está encorajando os usuários a fazer uma pausa enquanto a empresa luta contra as acusações de que muito tempo gasto em suas redes sociais prejudica o bem-estar mental dos adolescentes.

O Instagram permitirá que as pessoas optem por ver mensagens pop-up quando passarem muito tempo examinando um determinado tópico, sugerindo que explorem outros assuntos. Os usuários também podem decidir ser lembrados a fazer uma pausa após passarem 10, 20 ou 30 minutos consecutivos no aplicativo, informou o Instagram em uma postagem em seu blog oficial nesta terça-feira (7). A plataforma lembrará os usuários sobre atividades alternativas às mídias sociais, como caminhar ou respirar fundo, disse a chefe de bem-estar e segurança do Instagram, Vaishnavi J, em uma entrevista.

“Quando você está passando muito tempo - 20 minutos, por exemplo, sendo um período bastante longo - ajuda receber uma pequena notificação lembrando-o de fazer uma pausa”, disse ela. “Você pode nem sentir que passou muito tempo no aplicativo porque fez cinco ou seis coisas diferentes nesses 20 minutos.”

O diretor do Instagram, Adam Mosseri, tem um compromisso marcado para amanhã (8) para se apresentar diante de um subcomitê do Senado dos Estados Unidos, que investigará a segurança das crianças nas redes sociais. O Instagram tem estado sob crescente escrutínio quanto a seus efeitos sobre os jovens usuários, após a publicação de uma série de matérias no Wall Street Journal, no início deste ano, e de outras matérias de um consórcio de organizações de mídia, que se basearam em documentos internos divulgados pela denunciante do Facebook, Frances Haugen. Alguns dos documentos trouxeram novas revelações sobre o impacto do Instagram na autoimagem, no sono e na ansiedade de adolescentes.

PUBLICIDADE

No mês passado, um grupo de procuradores-gerais do estado dos EUA anunciou uma investigação sobre os esforços do Instagram para envolver crianças e jovens adultos.

O Instagram anunciou em novembro que começou a testar o recurso de pausa. A empresa não divulgou nenhuma estatística sobre a porcentagem de pessoas que realmente desligam o aplicativo depois de receberem um lembrete, mas disse que quando os adolescentes ligam o recurso, mais de 90% o mantêm ligado.

Em março, a empresa também planeja lançar um pacote de ferramentas com o objetivo de dar aos pais mais visibilidade sobre o uso do aplicativo por seus filhos adolescentes. Os adolescentes poderão dar permissão aos pais ou responsáveis para ver quanto tempo passam no Instagram e definir limites de tempo, segundo a empresa. Os adolescentes também poderão notificar seus pais se denunciarem alguém por violar as regras do aplicativo.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

Marcelle Castro

Localization Specialist na Bloomberg Línea. Tradutora brasileira formada pela Universidade de Brasília com mestrado em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio e em Estudos Interculturais pela Universitat Rovira i Virgili. Tem 20 anos de experiência como tradutora e intérprete de conferências.