Bloomberg — Nos Emirados Árabes Unidos, os órgãos governamentais vão passar a seguir o fim de semana de sábado e domingo, se alinhando ao resto do mundo.
O governo anunciou a adoção de uma jornada semanal de quatro dias e meio. Na sexta-feira, dia sagrado na religião islâmica, só haverá meio-período. A decisão entre em vigor em 1º de janeiro. Os Emirados Árabes Unidos e demais nações árabes do Golfo, incluindo a Arábia Saudita, atualmente seguem uma semana útil de domingo a quinta-feira.
Não foram divulgados detalhes sobre como o plano afetará o setor privado do país.
A nação do Golfo — que abrange Abu Dhabi e Dubai — tomou diversas medidas recentes para abrir a economia, incluindo privatizações. Os mercados acionários também implementaram iniciativas para ampliar a liquidez e atrair investidores estrangeiros.
“Isso vai alinhar os Emirados Árabes Unidos aos mercados globais e facilitar os negócios com empresas internacionais”, disse Nabil Alyousuf, CEO do International Advisory Group, sediado em Dubai. “Isso aumentará o número de dias em que fazemos negócios com o resto do mundo, o que vai impulsionar o comércio.”
Para Alyousuf, o setor privado acabará seguindo o exemplo dos órgãos governamentais.
Todos os departamentos federais seguirão o novo calendário a partir da virada do ano.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também