Petróleo sobe acompanhando alta de preços pela Arábia Saudita

Reino saudita aumentou os preços do petróleo para clientes na Ásia e nos EUA em janeiro

Por

Bloomberg — Os preços petróleo subiam após a Arábia Saudita elevar os preços no país, sinalizando confiança nas perspectivas de demanda, apesar da disseminação da variante ômicron pelo mundo.

Os futuros do WTI em Nova York avançavam 2,4%, para perto de US$ 68 o barril. O reino saudita aumentou os preços do petróleo para clientes na Ásia e nos EUA em janeiro, poucos dias depois da Organização dos Países Exportadores de Petróleo concordar em aumentar a produção no mesmo mês. Os preços dos barris com alto teor de enxofre na Ásia subiram para o patamar mais alto desde pelo menos 2000.

Enquanto isso, dados preliminares sobre a ômicron da África do Sul - o epicentro do surto - não mostraram um aumento das hospitalizações. Os mercados em todo o mundo estão turbulentos desde que a variante surgiu nas últimas semanas, gerando preocupações sobre um impacto potencial na recuperação econômica.

Os EUA disseram no fim de semana que as chances de o Irã voltar ao acordo nuclear podem estar diminuindo. O briefing foi uma das avaliações americanas mais pessimistas sobre as negociações, abafando qualquer expectativa de um rápido retorno do petróleo iraniano ao mercado.

Embora o petróleo tenha caído pela sexta semana consecutiva- o período mais longo desde 2018 -, os contratos começaram a se recuperar da queda acentuada no início da semana passada, quando o ômicron levou a novas restrições de viagens. A OPEP+ decidiu continuar adicionando barris extras ao mercado em janeiro, mas colocando um piso nos preços ao se dar a opção de alterar o plano em curto prazo.

O petróleo está vendo “uma continuação da recuperação da semana passada” e “um pouco mais de tempero por parte dos sauditas”, disse Ole Hansen, chefe de estratégia de commodities do Saxo Bank.

Preços do petróleo

  • O West Texas Intermediate para entrega em janeiro subia 2,4%, para US$ 67,68 o barril, às 10h15 em Londres.
  • O Brent para liquidação em fevereiro avançava 2,1%, para $ 71,37 o barril.

Leia também