Bloomberg — As ações da Alibaba listadas nos Estados Unidos nunca estiveram tão baratas, e mesmo assim os investidores continuam fugindo.
Com base nos ganhos informados, os recibos de depósito americanos (ADRs) da Alibaba são negociados a um múltiplo de 18,7. Esse é o menor desde sua estreia em 2014, e o maior desconto já registrado para o múltiplo médio do Índice Nasdaq 100. Os ADRs caíram 4% na quarta-feira (1), para o nível mais baixo desde maio de 2017. Suas ações em Hong Kong fecharam 2,5% mais baixas na quinta-feira (2).
Uma debandada que eliminou US$ 526 bilhões no valor em 13 meses está se aprofundando em meio à preocupação com as perspectivas da empresa. Alguns dos maiores impulsionadores de crescimento da Alibaba - fintech, dados, publicidade online e conteúdo - estão sob escrutínio dos reguladores em Pequim. A empresa teve perdas nas estimativas de vendas trimestrais em sua última atualização de ganhos no mês passado e previu uma desaceleração no crescimento da receita para 2022.
Também há incerteza sobre o futuro de empresas de tecnologia como a Alibaba, que usaram entidade de interesse variável (“variable interest entity - VIE”) para contornar as regras de propriedade estrangeira e listar no exterior. A China planeja proibir as empresas de abrir o capital nas bolsas estrangeiras por meio de VIEs, informaram fontes a par do assunto.
A Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China divulgou em seu site na quarta-feira (1) que uma reportagem da mídia sobre a proibição das listagens no exterior de empresas que usam a estrutura VIE não é verídica, sem dar mais detalhes.
Os que apostam que as ações estão muito baratas e maduras para uma virada continuam sendo atropelados. Traders de derivativos que estavam muito seguros nas opções compradas desistiram das apostas esta semana, vendendo milhares de contratos de dezembro para diminuir as perdas. Uma opção de venda com vencimento em pouco mais de duas semanas é de longe o contrato mais comum. O preço de exercício a US$ 20 implica uma queda de 84% em relação ao fechamento de quarta-feira (1).
Os analistas de Wall Street estão se empenhando para acompanhar as quedas nos ADRs. Enquanto estão extremamente otimistas - com 56 recomendações de compra para uma venda - o preço-alvo médio da empresa caiu por 18 semanas consecutivas.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
Ações da Apple recuam após relato sobre demanda do iPhone
Bolsas operam voláteis, com NY e Europa em rumos opostos
© 2021 Bloomberg L.P.