Bloomberg — A Tesla Inc. disse oficialmente adeus à Califórnia e olá ao Texas, informando nesta quarta à SEC (Securities and Exchange Commission) que sua sede corporativa será agora na Gigafactory Texas, em Austin.
O CEO Elon Musk, que teve atritos com servidores públicos da área de saúde de Alameda County, California, durante os primeiros dias da pandemia do coronavírus, anunciou o plano de mudança na reunião anual de acionistas da Tesla em outubro, sem fornecer um cronograma.
A fábrica da Tesla em Austin, que fará o Modelo Y e o futuro Cybertruck, está quase concluída.
Musk disse que a escassez de moradias populares na área da Baía de São Francisco e os longos períodos de deslocamento estavam entre os fatores que limitavam a capacidade de expansão da Tesla. Mas a empresa manterá uma posição forte na região e está construindo uma nova fábrica na cidade de Lathrop, no Vale Central, para o Megapack, seu produto de bateria em alta escala de serviço.
O bilionário mudou-se para o Texas em 2020 e passa grande parte de seu tempo perto de Brownsville, onde sua SpaceX está construindo uma aeronave estelar, um foguete espacial de próxima geração projetado para levar humanos à Lua e Marte.
Musk é a pessoa mais rica do mundo, com um patrimônio de cerca de US$ 287 bilhões, de acordo com o Índice Bloomberg Billionaires. Diferentemente da Califórnia, o Texas é um dos poucos estados que não cobra imposto de renda pessoal.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Como a ficção científica e a angústia de meados do século moldaram Elon Musk
© 2021 Bloomberg L.P.