Bloomberg — Os preços do petróleo se recuperaram da forte queda impulsionada pela variante Ômicron da última sexta-feira (26), conforme os investidores avaliam os riscos para a demanda global e aumentam as especulações de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo pode decidir esta semana interromper os aumentos de produção.
O petróleo Brent se recuperou, escalando junto com o West Texas Intermediate, depois que o benchmark global postou o sétimo maior mergulho na sessão final da semana passada. Com casos vistos de Hong Kong ao Canadá, a Organização Mundial da Saúde disse entender a nova variante levará de dias a várias semanas para ser melhor estudada.
O petróleo caiu desde que atingiu um pico no final de outubro, com os principais consumidores, incluindo os EUA, anunciando o uso de petróleo de estoques estratégicos para combater o aumento dos preços. A liquidação se aprofundou no final da semana passada com o surgimento da Ômicron, que levou os governos a embarcar em uma série de medidas para conter a nova cepa, incluindo proibições de voos. O Goldman Sachs disse que a magnitude da queda do petróleo parecia “excessiva”.
“A liquidação na sexta-feira pareceu uma reação completamente exagerada”, disse Daniel Hynes, estrategista sênior de commodities do Australia & New Zealand Banking Group “Embora ainda seja muito cedo para estimar o que isso pode significar para a demanda de petróleo, achamos que o mercado encontrará algum apoio à medida que a compra oportunista emerge.”
A ameaça da nova variante será avaliada esta semana pela OPEP e seus aliados, que se reunirão para avaliar a política de produção. A aliança está promovendo duas reuniões técnicas para dar aos seus comitês mais tempo para avaliar o impacto da tensão. A OPEP e as reuniões mais amplas da OPEP+ acontecerão conforme planejado na quarta e quinta-feira.
O grupo - que deveria adicionar 400.000 barris por dia - está cada vez mais inclinado a abandonar esse plano, de acordo com delegados que não quiseram ser identificados. O Vitol Group disse que a OPEP+ provavelmente agora tomará uma posição cautelosa, enquanto o UBS Group disse que a aliança poderia interromper a produção ou até mesmo cortá-la.
Preços
- O Brent para liquidação em janeiro subia 4,2%, para US$ 75,76 o barril na bolsa ICE Futures Europe às 12h06 em Singapura
- No início da segunda-feira, os preços subiram até 5,2% no comércio intradiário, após fecharem 11,6% em baixa na sexta-feira
- O WTI para entrega em janeiro subia 5,1% para US$ 71,60 o barril na Bolsa Mercantil de Nova York
Leia também
Covid: qual país foi mais resiliente ao vírus?
Colômbia perde oito anos de luta contra pobreza por pandemia