Colômbia perde oito anos de luta contra pobreza por pandemia

Taxa de pobreza subiu para 43% no ano passado, o maior nível desde pelo menos 2012

País ficou sobrecarregado com níveis mais altos de estresse financeiro e desemprego, de acordo com o governo
Por Oscar Medina
28 de Novembro, 2021 | 05:46 PM

Bloomberg — A pandemia de Covid-19 eliminou vários anos de progresso social na Colômbia, sobrecarregando o país com níveis mais altos de estresse financeiro e desemprego, de acordo com o governo.

“Perdemos oito anos de luta contra o desemprego, pobreza e desigualdade”, disse o ministro da Fazenda, José Manuel Restrepo, em evento em Bogotá na quinta-feira.

PUBLICIDADE

A economia da Colômbia deve crescer quase 10% este ano, o ritmo mais rápido das últimas décadas, e o PIB já voltou aos níveis pré-pandemia. Mas o país deve trabalhar para garantir que o rápido crescimento deste ano não deixe para trás os cidadãos mais vulneráveis do país, disse Restrepo.

Os homens recuperaram 96% dos empregos perdidos durante a pandemia, enquanto entre mulheres esse número é de apenas 81%, de acordo com a agência nacional de estatísticas. A taxa de desemprego nacional caiu para 13% em setembro frente ao pico de 21% em maio do ano passado. No entanto, mais de 20% da força de trabalho jovem continua desempregada.

A taxa de pobreza subiu para 43% no ano passado, o maior nível desde pelo menos 2012. Restrepo disse que, até 2022, o governo quer baixar esse número para o patamar na pré-pandemia, de 35%.

PUBLICIDADE

Uma área que se beneficiou com a recuperação são as finanças públicas, com arrecadação de impostos 4% acima do previsto este ano, disse Restrepo.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também