Ações ligadas a viagens despencam no mundo todo por receio com variante

Brasileiras Gol e Azul, alemã Lufthansa e os futuros da American Airlines desabavam perto de 10% nesta sexta com temor por novas restrições

Por

Bloomberg — Ações ligadas ao turismo e viagens despencam nesta sexta-feira (26), com investidores preocupados pela nova variante da Covid-19 identificada na África do Sul e que está se espalhando pelo país.

Por outro lado, empresas cujos negócios tiveram um impulso durante as crises anteriores da doença avançavam, como a fornecedora europeia de testes de vírus Eurofins Scientific. Os papéis da companhia subiam 7,6%, enquanto as empresas de diagnóstico DiaSorin SpA e BioMerieux avançavam mais de 4%.

As ações ligadas ao trabalho em casa e a empresas de entrega de alimentos também estavam entre as maiores altas, com TeamViewer subindo 4,6% e a Delivery Hero SE, Just Eat Takeaway.com NV e Deliveroo também avançando. No pré-mercado dos EUA, a Zoom Video Communications e a Peloton Interactive deram um salto.

Veja mais: BioNTech começa a estudar se vacina da Pfizer é eficaz contra nova variante

A ampla queda do mercado de hoje “é uma reação lógica, as pessoas estão preocupadas e nos lugares certos, como viagens”, disse Martin Moeller, codiretor da gestão de portfólio suíço e global da Union Bancaire Privee em Genebra. “Aprenderemos mais com o tempo se for mais contagioso ou mais letal.”

Enquanto isso, no Brasil, ações das aéreas como a Gol e a Azul caíam mais de 10%, com receios de que as viagens internacionais ganhem mais restrições nas próximas semanas.

A alemã Lutfhansa e os futuros da American Airlines também caíam no mesmo patamar.

--Com colaboração de Albertina Torsoli

Leia também