‘NFT’ é eleita a palavra do ano pelo Dicionário Collins

Criptoativo recebeu tanta atenção este ano que garantiu seu lugar memorável como verbete de 2021

"Crypto" também foi cogitada, assim como "metaverso"
Por Vlad Savov
24 de Novembro, 2021 | 07:09 PM

Bloomberg — O Dicionário Collins considerou “NFT” sua palavra do ano para 2021 em reconhecimento da convergência dos mundos do dinheiro, tecnologia e arte no que ficou conhecido como “tokens não fungíveis”.

Os NFTs explodiram em popularidade este ano com a ajuda de colecionadores, especuladores e do endosso de celebridades, gerando entusiasmo e financiamento. Collins os define como “um certificado digital exclusivo, registrado em um blockchain, que é usado para registrar a propriedade de um ativo, como uma obra de arte ou um item de colecionador”. Algumas obras digitais foram vendidas por milhões de dólares.

PUBLICIDADE

O mundo corporativo respondeu rapidamente. A Hybe, agência de Justin Bieber e da sensação do K-pop BTS, firmou parceria com a maior exchange de criptoativos da Coreia do Sul para vender cartões digitais da banda. Equipes esportivas, marcas de automóveis e outros músicos também entraram na dança do NFT. Os simpatizantes mais recentes também incluem Paris Hilton e a empresa de investimentos do administrador de fundos de hedge Bill Ackman.

Veja mais: Vax é a palavra do ano do Dicionário Oxford

Outra palavra que integrava a lista do Dicionário Collins incluía metaverso – “uma versão proposta da internet que incorpora ambientes virtuais tridimensionais” que persuadiu Mark Zuckerberg a mudar a razão social do Facebook para Meta Platforms Inc. Crypto, a forma abreviada de criptomoeda e frequentemente usada como abreviação para a tecnologia blockchain como um todo, também constava na lista.

PUBLICIDADE

Double-vaxxed, palavra em inglês que descreve alguém que recebeu as duas doses da vacina contra coronavírus, também recebeu uma menção. Vax (gíria para “vacina”) e suas várias iterações também foram escolhidas pelo dicionário rival Oxford English Dictionary no início do ano.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Twitter: Cripto é tema de maior crescimento em finanças na rede social