Bloomberg — Um homem da Flórida que tentou criar um token que reproduzia o nome e a imagem do autor de O Senhor dos Anéis, J.R.R. Tolkien. foi totalmente derrotado por um tribunal de patentes.
Jrrtoken.com, nome de domínio criado por Matthew Jensen para ganho comercial, foi considerado “confusamente semelhante” à marca registrada de Tolkien e infringiu as patentes das marcas dele, decidiu um painel da Organização Mundial de Propriedade Intelectual com sede em Genebra. O painel ordenou que o nome de domínio jrrtoken fosse transferido para uma propriedade de Tolkien.
“Não há dúvida de que o acusado estava ciente das obras de Tolkien e criou um site para lucrar com a fama”, disse o painel em sua decisão.
O site disputado apresentava imagens de bruxos, incluindo um que se parecia com Gandalf, de O Hobbit, e uma frase semelhante ao livro: “um símbolo que rege a todos” (no livro, “um anel que rege a todos).
Jensen também concordou em cessar todas as operações sob o nome disputado e excluir o conteúdo de todos os sites relevantes e das mídias sociais.
“Este foi um caso de infração particularmente flagrante, e estamos satisfeitos por ter sido concluído em termos satisfatórios”, disse o advogado das patentes de Tolkien no Reino Unido, Steven Maier.
O pedido escritório de advocacia que representa Jensen não respondeu imediatamente a um de comentário.
Leia também
Operadores de câmbio procuram joias em mercados emergentes