Bloomberg — Os Estados Unidos vão liberar 50 milhões de barris de petróleo bruto de sua Reserva Estratégica de Petróleo em conjunto com a China, Japão, Índia e Coreia do Sul, disse a Casa Branca em comunicado - uma tentativa coordenada sem precedentes de três dos maiores consumidores de petróleo do mundo para domar os preços e que pode provocar uma reação da Opep+.
A decisão de descarregar coletivamente o petróleo armazenado após membros da Opep+ rejeitarem pedidos para aumentar significativamente a produção marca uma vitória diplomática para os EUA e um desafio ao controle que a Arábia Saudita, a Rússia e outros produtores da aliança têm no mercado.
O petróleo reduziu as quedas vistas mais cedo após a notícia. Os futuros em Nova York oscilavam perto de US$ 76 o barril. Embora o tamanho da liberação nos EUA seja grande, uma porção significativa do petróleo será emprestada - para ser devolvida posteriormente - deixando os traders esperando saldos mais apertados no futuro. Os EUA estão agindo em conjunto com a China, Japão, Índia, Coreia do Sul e Reino Unido.
Os preços do petróleo atingiram máximas nos últimos meses em meio a uma crise global de energia que acrescentou centenas de milhares de barris por dia ao consumo, enquanto a economia mundial luta contra o aumento da inflação.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
- Biden mantém Powell na presidência do Fed e eleva Brainard a vice-presidente
- Fintech britânica adota semana de quatro dias sem cortar salário
- Bolsas recuam com expectativa de Fed menos brando e Covid na Europa
(Atualiza às 10h29 com reação dos preços do petróleo)
©2021 Bloomberg L.P.