Mercados têm manhã positiva em semana curta e carregada de indicadores

Tanto as bolsas europeias como os futuros de ações em Wall Street operam com valorização, apesar de incógnitas que rondam as decisões de investimento

Por

Barcelona, Espanha — A semana, que será abreviada pelo feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, abre com algumas incógnitas ao mercado financeiro, que vão desde a nomeação do novo presidente do Federal Reserve (Fed), a propagação da Covid-19, até tensões geopolíticas. Nesta manhã, as bolsas europeias recuperavam parte das perdas de sexta-feira. Ao mesmo tempo, em Nova York, os contratos futuros de ações também apontavam para uma alta.

Leia também o Breakfast, uma newsletter da Bloomberg Línea: O império de Boca Rosa

Várias frentes em aberto

🇺🇸 Joe Biden fará amanhã um discurso sobre economia e preços – os operadores aventam a possibilidade de que o mandatário revele se os EUA usarão suas reservas estratégicas de petróleo para frear a escalada inflacionária e quem ficará à frente do Fed a partir de fevereiro.

🏦 Ao que tudo indica, estão no páreo o titular Jerome Powell e Lael Brainard, atual governadora do Fed e considerada mais “paliativa” no que diz respeito à política monetária.

📄 Na quarta-feira, véspera do feriado, a agenda estará carregada de dados, entre eles as atas da reunião de 3 de novembro do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) Outros fatores a considerar

🦠 O desenlace sobre novas restrições para combater o contágio da Covid-19. A Áustria surpreendeu ao anunciar um novo bloqueio e os casos na Alemanha, que já restringiu as atividades para os não vacinados, estão em ascensão.

💵 As últimas declarações de membros do Fed levaram o mercado a crer que o banco central pode decidir, na reunião de dezembro, acelerar o passo na redução da compra de ativos.

🪖 Tensão geopolítica no ar. Continua a rusga entre Rússia e Ucrânia. Os serviços de inteligência dos EUA detectaram a preparação de tropas e artilharia russas para uma eventual invasão a qualquer momento.

🛍️ Black Friday esta semana, que dará uma boa medida da disposição dos consumidores em gastar.

Leia também: Banco central da China sinaliza medidas para estimular economia

Na agenda

No Brasil:

  • Boletim Focus (8h25)
  • Receita Tributária Federal (14h30 hora de Brasília)

No exterior:

  • Vendas de Casas Usadas nos EUA (12h)
  • Relatório Mensal do Banco Central da Alemanha
  • PMI da zona do euro e dos Eua na terça (23)
  • Decisão sobre taxas de juros do banco central da Nova Zelândia, quarta (24)
  • Atas do FOMC dos EUA, rendas e gastos pessoais, dados preliminares sobre os estoques do atacado (outubro), vendas de casas novas, PIB terceiro trimestre (segunda estimativa), pedidos iniciais de seguro-desemprego, pedidos de bens duráveis dos EUA, sentimento do consumidor da Universidade de Michigan, quarta (24)
  • Índice Ifo de clima empresarial na Alemanha (novembro), quarta (24)
  • Japão: indicadores PMI dos setores de manufatura de novembro, quarta (24)
  • Decisão de política monetária do Banco da Coreia, quinta (25)
  • Dia de Ação de Graças nos EUA: os mercados de renda variável e de renda fixa no país estarão fechados

Leia também: Sinais de alívio da China animam mercado de metais

-- Com informações de Bloomberg News