Mercados têm manhã positiva em semana curta e carregada de indicadores

Tanto as bolsas europeias como os futuros de ações em Wall Street operam com valorização, apesar de incógnitas que rondam as decisões de investimento

As variáveis que orientarão os mercados internacionais
22 de Novembro, 2021 | 08:43 AM

Barcelona, Espanha — A semana, que será abreviada pelo feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, abre com algumas incógnitas ao mercado financeiro, que vão desde a nomeação do novo presidente do Federal Reserve (Fed), a propagação da Covid-19, até tensões geopolíticas. Nesta manhã, as bolsas europeias recuperavam parte das perdas de sexta-feira. Ao mesmo tempo, em Nova York, os contratos futuros de ações também apontavam para uma alta.

Leia também o Breakfast, uma newsletter da Bloomberg Línea: O império de Boca Rosa

Uma instantânea dos mercados

Várias frentes em aberto

🇺🇸 Joe Biden fará amanhã um discurso sobre economia e preços – os operadores aventam a possibilidade de que o mandatário revele se os EUA usarão suas reservas estratégicas de petróleo para frear a escalada inflacionária e quem ficará à frente do Fed a partir de fevereiro.

🏦 Ao que tudo indica, estão no páreo o titular Jerome Powell e Lael Brainard, atual governadora do Fed e considerada mais “paliativa” no que diz respeito à política monetária.

PUBLICIDADE

📄 Na quarta-feira, véspera do feriado, a agenda estará carregada de dados, entre eles as atas da reunião de 3 de novembro do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) Outros fatores a considerar

🦠 O desenlace sobre novas restrições para combater o contágio da Covid-19. A Áustria surpreendeu ao anunciar um novo bloqueio e os casos na Alemanha, que já restringiu as atividades para os não vacinados, estão em ascensão.

💵 As últimas declarações de membros do Fed levaram o mercado a crer que o banco central pode decidir, na reunião de dezembro, acelerar o passo na redução da compra de ativos.

🪖 Tensão geopolítica no ar. Continua a rusga entre Rússia e Ucrânia. Os serviços de inteligência dos EUA detectaram a preparação de tropas e artilharia russas para uma eventual invasão a qualquer momento.

🛍️ Black Friday esta semana, que dará uma boa medida da disposição dos consumidores em gastar.

Leia também: Banco central da China sinaliza medidas para estimular economia

Na agenda

No Brasil:

PUBLICIDADE
  • Boletim Focus (8h25)
  • Receita Tributária Federal (14h30 hora de Brasília)

No exterior:

  • Vendas de Casas Usadas nos EUA (12h)
  • Relatório Mensal do Banco Central da Alemanha
  • PMI da zona do euro e dos Eua na terça (23)
  • Decisão sobre taxas de juros do banco central da Nova Zelândia, quarta (24)
  • Atas do FOMC dos EUA, rendas e gastos pessoais, dados preliminares sobre os estoques do atacado (outubro), vendas de casas novas, PIB terceiro trimestre (segunda estimativa), pedidos iniciais de seguro-desemprego, pedidos de bens duráveis dos EUA, sentimento do consumidor da Universidade de Michigan, quarta (24)
  • Índice Ifo de clima empresarial na Alemanha (novembro), quarta (24)
  • Japão: indicadores PMI dos setores de manufatura de novembro, quarta (24)
  • Decisão de política monetária do Banco da Coreia, quinta (25)
  • Dia de Ação de Graças nos EUA: os mercados de renda variável e de renda fixa no país estarão fechados

Leia também: Sinais de alívio da China animam mercado de metais

-- Com informações de Bloomberg News

Michelly Teixeira

Jornalista com mais de 20 anos como editora e repórter. Em seus 13 anos de Espanha, trabalhou na Radio Nacional de España/RNE e colaborou com a agência REDD Intelligence. No Brasil, passou pelas redações do Valor, Agência Estado e Gazeta Mercantil. Tem um MBA em Finanças, é pós-graduada em Marketing e fez um mestrado em Digital Business na ESADE.