Bloomberg — O minério de ferro avançou na sexta-feira em meio a expectativas de alívio das restrições ao setor imobiliário na China.
Várias grandes cidades, que incluem Xangai e Nanjing, anunciaram detalhes de planos de vendas de terras em dezembro com a oferta de mais lotes do que o volume da última rodada, informou o jornal estatal Securities Times. Ações do setor imobiliário registraram ganhos repentinos na tarde de sexta-feira em Hong Kong.
A turbulência do mercado imobiliário chinês nas últimas semanas desacelerou a atividade do setor de construção e impactou os mercados de metais, o que encolheu o consumo de aço, que já havia desacelerado diante da série de limites à produção e emissões. Os preços do minério de ferro, usado na produção de aço, acumulam queda de cerca de 60% desde a máxima em maio.
Veja mais: Perspectiva de mercado equilibrado pesa sobre minério de ferro
Até o fim do ano, uma leve retomada na atividade de construção deve estabilizar o mercado, mas a escassez de energia e cortes de emissões na China antes da Olimpíada de Inverno serão os principais obstáculos sobre a demanda “que podem limitar qualquer aumento de preços”, de acordo com nota do Austrália & New Zealand Banking. “As metas ambientais de longo prazo para a indústria siderúrgica sugerem mais perdas na demanda por minério de ferro”, disse.
O mercado de ferrosos está diante de sinais crescentes de redução da demanda. O volume estocado de minério de ferro aumentou novamente esta semana. Os estoques nos principais portos chineses cresceram 13% desde o início de outubro, segundo dados da Mysteel Global compilados pela Bloomberg. É o nível mais alto em mais de três anos.
Investidores também monitoram os esforços da China para despoluir a indústria do aço - que responde por 15% das emissões do país - e as restrições à produção das usinas antes da Olimpíada de Inverno, enquanto autoridades tentam garantir ar limpo e céu azul. A principal associação industrial da China disse na quinta-feira que o setor em breve divulgará um plano de ação para atingir o pico das emissões e alcançar a neutralidade de carbono.
Os contratos futuros do minério de ferro subiam 5,3%, para US$ 90,80 a tonelada às 15h41 de Singapura. Os preços em Dalian fecharam em alta de 4,8%, mas ainda assim marcaram a sexta semana de perdas. Os futuros de vergalhão de aço e bobina a quente em Xangai também avançaram.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
Mercados apagam alta com vencimento de opções e lockdowns na Europa