Sanofi quer levantar US$ 1,2 bi em IPO de insumos para medicamentos

Unidade de ingredientes, batizada de EUROAPI, deve estrear na bolsa de Paris no próximo ano

Por

Bloomberg — A Sanofi escolheu o Bank of America, o BNP Paribas e o JPMorgan para liderar a oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) do braço de negócios de ingredientes de medicamentos, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.

A empresa farmacêutica francesa quer levantar cerca de um bilhão de euros (US$ 1,2 bilhão) no IPO da unidade EUROAPI no próximo ano, disseram as pessoas, pedindo para não serem identificadas por estarem discutindo informações confidenciais.

Mais bancos poderiam ser acrescentados aos acordos da listagem, de acordo com as pessoas. Representantes do Bank of America, BNP Paribas, JPMorgan e Sanofi se recusaram a comentar.

Os ingredientes farmacêuticos ativos são moléculas químicas e substâncias biológicas essenciais a qualquer medicamento. O interesse no setor aumentou no meio da pandemia de Covid-19, à medida que a Europa procurava poupar o fornecimento local de ingredientes farmacêuticos essenciais, em vez de depender dos fabricantes asiáticos.

Veja mais: Vacinados têm 16 vezes menos chances de morrer de Covid, mostra estudo

Em fevereiro de 2020, a Sanofi anunciou planos para criar uma nova empresa de ingredientes farmacêuticos, gerando cerca de 1 bilião de euros em vendas. Disse à época que planeava manter cerca de 30% na empresa e que consideraria Paris como o possível mercado para a abertura de capital.

Em janeiro deste ano, a empresa divulgou o nome EUROAPI, com um catálogo de cerca de 200 ingredientes farmacêuticos ativos utilizados desde em medicamentos anti-inflamatórios a tratamentos para a doença de Parkinson, de acordo com o seu website.

A Rothschild & Co. tem feito a consultoria para a Sanofi sobre os planos do IPO, noticiou anteriormente a Bloomberg News.

Leia também

Príncipe Harry diz que avisou CEO do Twitter sobre ataque ao Capitólio nos EUA