Bloomberg — A Netflix está retomando o uso do polêmico sistema de compras em aplicativos da Apple com sua nova oferta de videogame depois de retirar a função de pagamento de seu aplicativo principal há três anos.
A gigante do streaming lançou na terça-feira (9) Stranger Things: 1984, Stranger Things 3, Shooting Hoops, Teeter Up e Card Blast para dispositivos da Apple. A Netflix lançou sua oferta de jogos com os mesmos títulos na semana passada para dispositivos com o sistema operacional Android, do Google.
A decisão de permitir que os usuários adquiram uma assinatura da Netflix – incluindo jogos e serviço de streaming – por meio do sistema de pagamento da Apple sugere uma calmaria da tensão entre as empresas. Em 2018, a Netflix parou de permitir que os consumidores assinassem através do serviço da Apple, que fica com 30% do valor no primeiro ano e 15% depois disso.
Veja mais: Apple estuda funcionalidades voltadas para criptomoedas, diz Cook
Naquele ano, os executivos da Apple tentaram manter a Netflix no sistema de compras em aplicativos, lançando a empresa em promoções de varejo e relacionadas à App Store, segundo e-mails revelados durante o recente teste do fabricante do iPhone com a Epic Games. A receita de compras em aplicativos é um dos componentes mais lucrativos do negócio de serviços da Apple de quase US$ 70 bilhões por ano.
A Netflix não quis comentar.
Os novos jogos da Netflix são todos downloads individuais da App Store, obedecendo a uma regra polêmica da Apple que proíbe os desenvolvedores de lançar serviços completos de jogos. Isso pode tornar a oferta confusa para os usuários.
As regras de compra da Apple irritaram outros desenvolvedores de aplicativos e levaram a investigações governamentais. No Android, os desenvolvedores podem lançar serviços completos de jogos, nos quais os usuários podem baixar e jogar vários jogos dentro de um aplicativo.
Enquanto os jogos individuais permitem que os usuários adquiram uma assinatura completa do Netflix por meio da Apple, o aplicativo principal ainda informa os usuários que eles precisam ir a outro site para assinar o streaming. Não está claro se a Netflix pretende eventualmente restaurar a compra no aplicativo para seu aplicativo principal também, mas as assinaturas adquiridas por meio dos jogos serão transferidas para o aplicativo principal.
Leia também
Empresas querem reduzir até 25% viagens de negócios no pós-Covid
© 2021 Bloomberg L.P.