Janet Yellen: Fed não pode permitir volta da inflação como na década de 70

Secretária do Tesouro dos EUA repetiu sua visão de que a inflação elevada dos EUA não persistirá além do próximo ano e que o Federal Reserve agirá se necessário

Por

Bloomberg — A secretária do Tesouro, Janet Yellen, repetiu sua visão de que a inflação elevada dos EUA não persistirá além do próximo ano e disse que o Federal Reserve agirá, se necessário, para evitar uma repetição dos aumentos de preços no estilo dos anos 1970.

“Eu esperaria que os aumentos de preços se estabilizem e que voltemos a ter uma inflação mais próxima dos 2%, que consideramos normal” conforme a pandemia enfraqueça, disse Yellen em uma entrevista que foi ao ar nesta terça-feira no programa Marketplace da National Public Radio.

A chefe do Tesouro disse que o fim da pandemia deve permitir que mais pessoas voltem ao trabalho e, com a retomada da demanda do consumidor aos padrões normais, isso alivie a pressão sobre os salários e os preços dos bens.

Yellen, que foi presidente do Fed de 2014 a 2018, disse que a inflação elevada que persistiu durante parte das décadas de 1970 e 1980 ocorreu “porque as pessoas pensavam que os formuladores de políticas não iriam acabar com isso, e as expectativas de inflação ficaram embutidas na psique americana. "

“Isso não está acontecendo agora e o Federal Reserve não permitiria que isso acontecesse”, disse ela.

Veja mais em bloomberg.com