Knot, do BCE, defende flexibilidade para lidar com inflação

“Não podemos assumir compromissos incondicionais duradouros que podem acabar sendo incompatíveis com a evolução do cenário de inflação”, disse o membro do conselho do BCE

“Não está claro” que o BCE precisará aumentar o ritmo do antigo programa de compras de ativos depois que deixar de usar a ferramenta da pandemia
Por Carolynn Look
09 de Novembro, 2021 | 01:48 PM

Bloomberg — Para Klaas Knot, do conselho do Banco Central Europeu, a instituição deve evitar se apegar a rígidas promessas de política monetária no longo prazo caso a inflação na área do euro comece a ficar acima das expectativas.

“Não devemos ser complacentes com os riscos de alta para a inflação”, disse o presidente do banco central holandês em conferência do UBS na terça-feira. “Não podemos assumir compromissos incondicionais duradouros que podem acabar sendo incompatíveis com a evolução do cenário de inflação.”

Embora Knot argumente que muitos dos fatores atuais que elevam os preços na região do euro devem ser transitórios, é cada vez mais provável que aumentem os salários quanto mais persistirem.

Ele disse que a necessidade de manter a opcionalidade terá implicações em como o BCE vai desacelerar as compras de títulos de emergência, que devem ser encerradas depois de março do ano que vem.

PUBLICIDADE

Knot disse que “não está claro” que o BCE precisará aumentar o ritmo do antigo programa de compras de ativos depois que deixar de usar a ferramenta da pandemia. Também afirmou que o BCE precisará avaliar se é proporcional manter um alto nível de flexibilidade para as compras de títulos após o término da fase de crise.

“Embora tenhamos definitivamente como objetivo evitar o efeito precipício, depende muito do cenário de inflação se precisaremos de um ritmo de compra mais alto por mais tempo”, disse.

Knot reiterou o que outras autoridades do BCE disseram recentemente, destacando que as condições para um aumento da taxa de juros provavelmente não serão atendidas em 2022.

Veja mais em bloomberg.com