Criptomoedas são o futuro do dinheiro, dizem autoridades de bancos centrais

Moedas digitais oficiais provavelmente se converterão em moedas correntes, dizem especialistas

Por

Bloomberg — Moedas digitais eventualmente lançadas pelos principais bancos centrais do mundo provavelmente se converterão em moedas correntes, dizem especialistas que estudam essas iniciativas.

Esse resultado é “provável” na área do euro, disse o membro do Conselho Executivo do Banco Central Europeu, Fabio Panetta, em um painel na terça-feira em Helsinque, Finlândia, sobre moedas digitais do banco central (CBDCs, na sigla em inglês).

No mesmo evento, a governadora do banco central russo, Elvira Nabiullina, concordou. Ela enfatizou a importância da “conversão perfeita entre as formas de dinheiro”, chamando-a de “crucial para a confiança da sociedade neste dinheiro”.

Veja mais: Bitcoin e Ether atingem recordes históricos como hedges contra a inflação

Garantir que os CBDCs sejam legalmente reconhecidos como uma forma de pagamento ao lado das notas e moedas pode dar à nova forma de dinheiro uma vantagem sobre outros tipos de pagamentos eletrônicos.

Também pode ajudar a dissipar os temores de que os CBDCs sejam evitados se os consumidores mantiverem os métodos de pagamento existentes, como cartões de crédito e aplicativos, ou adotar opções mais novas, como stablecoins.

“Seria muito estranho não ter o status de moeda legal para um instrumento adicional emitido por um banco central”, disse Panetta. O BCE examinará a questão nos próximos dois anos, disse ele, embora tenha alertado que alcançar o status “não deve ser considerado uma certeza”.

Na China, que provavelmente será a primeira grande economia a lançar um CBDC, os planos para o yuan digital previam que ele seria projetado como moeda legal desde o início.

Também falando em Helsinque, o governador Yi Gang disse que enquanto houver necessidade de dinheiro, o Banco Popular da China não deixará de fornecê-lo ou usará ordens administrativas para substituí-lo.

--Com a assistência de Andrey Biryukov, Anya Andrianova, Gregory L. White, Maria Kolesnikova e Yujing Liu

Leia também

Nova lei para precatórios derruba preços no mercado secundário