Enem sob risco: Debandada no Inep deixa dúvidas sobre provas

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está agendado para os dias 21 e 28 de novembro, enquanto o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) já é no próximo domingo (14)

Por

Bloomberg Línea — Pelo menos trinta funcionários do Instituto Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentaram pedidos de exoneração de seus cargos nesta segunda-feira (8), a seis dias da aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e a 13 dias do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

As demissões de hoje (8) vêm na sequência de outros pedidos de servidores na sexta-feira (5), quando dois coordenadores do Enem também apresentaram exonerações.

Conforme a Associação dos Servidores do Inep, as aplicações do Enem e do Enade estão sob risco, assim como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e os Censos da Educação Básica e da Educação Superior. A Assinep aponta “decisões estratégicas que estão sendo adotadas no âmbito da Presidência do Inep” como principal razão.

O alerta do grupo foi feito no último dia 4, quando foi convocada uma assembleia para debater denúncias de servidores, que iam desde problemas estruturais até relatos de assédio moral, desmonte nas diretorias, sobrecarga de trabalho, e de funções e desconsideração dos aspectos técnicos para a tomada de decisão.

“Nos últimos meses, o clima organizacional é de desconfiança, intimidação, assédio, perseguição e insegurança psicológica”, diz a nota da Associação enviada à Bloomberg Línea.

Nesta segunda (8), a Assinep voltou a lamentar profundamente que “a postura da alta gestão do Inep tenha levado a situação da Autarquia a esse ponto dramático”.

“Os servidores do INEP seguem trabalhando para produzir as evidências necessárias às políticas públicas educacionais. Mas ressaltamos que todas as ações institucionais da Autarquia precisam de direcionamento técnico de gestores devidamente capacitados nas temáticas.”

A aplicação do Enem está agendada para os dias 21 e 28 de novembro, enquanto a prova do Enade já será no próximo domingo (14). Conforme agências de notícias, coordenadores do Enem e responsáveis pela versão digital da aplicação da prova estão entre os servidores exonerados.

Em resposta ao pedido de comentário feito pela Bloomberg Línea, o Ministério da Educação afirmou que o cronograma do Enem está mantido e não será afetado pelas exonerações de hoje.

“As provas do exame já se encontram com a empresa aplicadora e o Inep está monitorando a situação para garantir a normalidade de sua execução” disse em nota.

No ano passado, o Enem teve 5.893.369 inscritos, conforme divulgação do Ministério. Desses, 2.795.369 compareceram aos dois dias de prova ou a pelo menos um dia, e 3.029.391 não compareceram a nenhum dia de aplicação.

(Atualiza às 19h08 com resposta do Ministério da Educação)

Leia também: