Bloomberg — O valor de mercado da Tesla Inc. ultrapassou o de todo o setor de energia que a empresa promete reinventar.
As ações da gigante dos veículos elétricos liderada por Elon Musk subiram 43% em outubro, o que ajudou a impulsionar seu valor de mercado para US$ 1,2 trilhão, superior ao valor de mercado de US$ 1,1 trilhão do setor de energia do S&P 500.
O movimento demonstra o poder que um pequeno grupo de ações tem sobre o índice de referência de ações dos EUA, disse o estrategista da Bloomberg Intelligence Michael Casper, em uma nota. Embora o setor de energia, que reúne 21 nomes, seja o grupo com melhor desempenho do ano, sua influência no mercado é pequena em comparação com as empresas de mega capitalização.
As seis principais ações do S&P 500 representam 25% do índice, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. E embora a Tesla atualmente tenha menos influência no índice do que o setor de energia, isso pode mudar se as ações continuarem a subir.
“Embora o peso da Tesla no índice seja de 2,5%, pouco baixos dos 2,8% de energia (devido ao S&P 500 usar as ações em circulação para determinar as ponderações), isso demonstra a dinâmica para se prever a participação de determinadas ações nas carteiras dos gestores ativos”, disse Casper do BI.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
Como a ficção científica e a angústia de meados do século moldaram Elon Musk
Mark Zuckerberg se inspira em Elon Musk para se tornar futurista tech
© 2021 Bloomberg L.P.