Mulheres retornam ao mercado de trabalho nos EUA

Previsão era que essa volta ocorresse em setembro, com o início das aulas presenciais

Apesar das desigualdades na participação de mulheres brancas e hispânicas em relação às negras na força de trabalho, percentual geral aumentou em outubro
Por Jill R. Shah - Katia Dmitrieva
05 de Novembro, 2021 | 06:42 PM

Bloomberg — Mulheres em idade fértil estão retornando à força de trabalho nos Estados Unidos, mostrando uma pequena melhoria na taxa de participação após uma queda em setembro.

A participação de mulheres em idade produtiva (de 25 a 54 anos) aumentou ligeiramente no mês passado, segundo dados divulgados pelo Departamento de Trabalho do país nesta sexta-feira (5).

O pequeno aumento pode ser o primeiro sinal do retorno que muitos economistas previram que aconteceria em setembro, quando as crianças voltassem a frequentar as escolas. Mulheres com filhos passaram muitas dificuldades durante a pandemia com o fechamento das escolas, e a escassez de creches afetou sua capacidade de trabalhar.

Comparação da participação de homens e mulheres em idade produtiva

Contudo, o retorno das trabalhadoras parece desigual entre raças. A participação de negras acima de 20 anos caiu, ao passo que mulheres brancas e hispânicas da mesma faixa etária participaram mais.

PUBLICIDADE
Queda na participação de mulheres negras no mercado de trabalho

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também: EUA: Pessoas LGBTQ tiveram maior probabilidade de perda de renda na pandemia