O leilão do 5G começa nesta quinta e isso vai impactar a sua vida

Nova tecnologia deve estar disponível em capitais a partir do ano que vem e pode oferecer nova geração de negócios baseado em alta conectividade de pessoas e equipamentos

Funcionário de empresa sul-coreana testa câmera de realidade virtual que funciona em plataforma de 5G
04 de Novembro, 2021 | 11:08 AM

São Paulo — Começa nesta quinta-feira (4), em Brasília, o leilão do 5G. Ao todo, a Agência Nacional de Telecomunicações já recebeu 15 propostas de empresas e consórcios interessados em explorar a tecnologia no país. É possível que o leilão só seja concluído na sexta. Conforme o edital, a licitação pode movimentar cerca de R$ 50 bilhões.

A expectativa é de que o 5G comece a ser ofertado até julho de 2022, primeiramente nas capitais brasileiras.

PUBLICIDADE

POR QUE ISSO É IMPORTANTE: A tecnologia 5G promete uma forte mudança em relação à internet que está disponível hoje no Brasil para pessoas físicas e empresas. O principal diferencial é a velocidade da conexão e da transmissão de dados, que pode variar entre 30 e 100 vezes a mais do que a velocidade atual, conforme especialistas.

O 5G vai viabilizar uma nova geração de negócios e aplicações como conectividade de equipamentos das empresas e nas casas dos consumidores, a chamada Internet das Coisas, ou de aplicações de realidade virtual ou de realidade aumentada, além de possibilitar uma nova gama de serviços de comunicação instantânea por áudio e vídeo teoricamente sem a instabilidade da tecnologia atual.

Para efeitos de comparação, preparamos a explicação da evolução da tecnologia do primeiro celular, em 1979, até o advento do 5G.

PUBLICIDADE

CONTEXTO:

As companhias que enviaram propostas à Anatel são as seguintes:

Algar Telecom SA.

PUBLICIDADE

Brasil Digital Telecomunicações LTDA.

Brisanet Serviços de Telecomunicações S.A

Claro SA

PUBLICIDADE

Cloud2U

Consórcio 5G Sul Fly Link LTDA

Mega Net

Neko Serviços de Comunicações

NK 108 Empreendimentos e Participações S.A.

Sercomtel Telecomunicações SA

Telefônica Brasil SA

TIM SA

VDF Tecnologia da Informação LTDA.

Winity II telecom LTDA

Graciliano Rocha

Editor da Bloomberg Línea no Brasil. Jornalista formado pela UFMS. Foi correspondente internacional (2012-2015), cobriu Operação Lava Jato e foi um dos vencedores do Prêmio Petrobras de Jornalismo em 2018. É autor do livro "Irmã Dulce, a Santa dos Pobres" (Planeta), que figurou nas principais listas de best-sellers em 2019.