Boom das commodities começa a elevar preços de baterias

Rali recorde de commodities arrisca desacelerar a eliminação de combustíveis fósseis se custo de elementos necessários para a transição, como carros recarregáveis e turbinas eólicas, continuar subindo

Cerca de 40% do custo de uma bateria está atrelado a commodities com preços em alta
Por Annie Lee
04 de Novembro, 2021 | 04:00 PM

Bloomberg — O maior mercado de baterias do mundo reflete a pressão dos maiores preços das commodities.

A fabricante chinesa Gotion High-tech enviou uma carta a clientes em meados de outubro com o objetivo de ajustar os preços das baterias, citando o aumento do custo de materiais catódicos e eletrólitos, além do cobre e folha de alumínio. A empresa disse que “fez o possível para reduzir os impactos nos custos, mas com pouco efeito”.

PUBLICIDADE

A decisão da Gotion destaca um obstáculo mundial importante na transição para fontes de energia mais limpas e verdes. As vendas de veículos elétricos dispararam à medida que empresas conseguiram fabricar baterias a preços cada vez mais baixos. Mas o rali recorde de uma série de commodities ameaça reverter essa tendência e arrisca desacelerar a eliminação dos combustíveis fósseis se o custo de elementos necessários para a transição, como carros recarregáveis e turbinas eólicas, continuar subindo.

Preços das baterias devem subir em 2022, após anos de queda

“Vários dos mercados de matérias-primas enfrentarão problemas estruturais enquanto tentam aumentar o fornecimento para atender ao crescimento da demanda por baterias”, disse Andrew Miller, diretor de operações da Benchmark Mineral Intelligence. “Como resultado, períodos de preços mais altos sustentados pressionarão os esforços para reduzir os custos das células da bateria.”

Os preços de veículos elétricos devem se equiparar aos carros movidos a gasolina quando as baterias atingirem US$ 100 por quilowatt-hora. A BloombergNEF estima que o custo pode ter caído para cerca de US$ 137/kWh no ano passado. Mas os preços em alta na China aumentam as expectativas de que a tendência de queda anual observada na última década pode ser interrompida. Cerca de 40% do custo de uma bateria está atrelado a commodities com preços em alta, disse o analista James Frith em setembro.

PUBLICIDADE

Ainda assim, a Gotion - a maior fabricante de baterias da China, depois da gigante Contemporary Amperex Technology Co. Limited (CATL) e BYD - disse em resposta por escrito à Bloomberg News que seus “clientes entenderam nossa necessidade de implementar o aumento do preço das baterias devido à aceleração da pressão de custo das matérias-primas”.

A BYD aumentará os preços de seus produtos de bateria em pelo menos 20% a partir deste mês devido à inflação de custos, segundo informações do Caixin na semana passada, citando uma carta da empresa a clientes. Um porta-voz da empresa não quis comentar. Um representante da CATL não quis comentar de imediato.

Veja mais em bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também

Guimarães: Quero ver que banco digital tem juro de 1,8% no cheque especial

Rappi planeja IPO nos EUA no próximo ano