Foz e Maceió despontam como hits nas vendas de pacotes de viagem

Cancún, Dubai, Egito e Maldivas são os mais buscados lá fora, segundo Braztoa; Portugal e Tunísia, se destacam como destinos internacionais em ascensão

Conjunto de quedas das Cataratas do Iguaçu é a principal atração de Foz do Iguaçu (PR)
30 de Outubro, 2021 | 08:03 AM
Últimas cotações

São Paulo — Salvador (BA) e Gramado (RS) foram os destinos mais vendidos em setembro, divulgou a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), na quinta-feira (28). Em segundo lugar, ficou Natal (RN), enquanto Praia do Forte (BA), São Paulo (SP) e Fortaleza (CE) dividiram a terceira colocação. Já Foz do Iguaçu (PR) e Maceió (AL) despontam no ranking do mês como destinos com aumento expressivo de vendas, segundo a entidade.

Os dados confirmam que, na retomada do turismo doméstico após a segunda onda da Covid-19 no primeiro semestre, os brasileiros preferem viagens de praia e natureza, principalmente nos feriados e finais de semana.

No segmento internacional do setor, América Central/Caribe e Europa figuram entre as regiões mais procuradas, com aumento relevante da América do Norte, em razão do anúncio da liberação de viagens a turismo para os EUA. Entre os principais destinos estão Cancún, Dubai, Egito e Maldivas. Portugal e Tunísia figuram entre os destinos com crescimento expressivo nas vendas, segundo a Braztoa.

Recuperação

O setor turístico ganhou tração para se recuperar das perdas acumuladas durante a pandemia. Em setembro, 36% das operadoras alcançaram faturamento próximo da média histórica (75% ou mais) e 46% em patamares equivalentes a 25% dos números pré-pandemia, informou a Brazota. Já em relação ao ano passado, 43% das operadoras dobraram o faturamento de setembro de 2020, segundo a entidade.

PUBLICIDADE

Veja mais: Exigência só de ‘teste de farmácia’ pode incentivar viagem aos EUA

“A aproximação do fim do ano, os avanços da vacinação e abertura de fronteiras somam fatores que favorecem a recuperação do turismo. Diante de uma demanda reprimida que, mês a mês, se mostra apta a viajar, oferecer a melhor experiência, não apenas de viagem, mas também de escolha e de compra, é essencial para conquistar clientes e, acima de tudo, fidelizá-los”, analisou a Braztoa, em seu último boletim mensal.

Segundo a entidade, ao se comparar o desempenho com o mês de agosto de 2021, 80% das operadoras tiveram faturamento igual ou maior no mês de setembro, o que mostra que o caminho de recuperação segue um processo de consolidação sustentável, com passos cautelosos, mas firmes e com cada vez menos chances de retrocessos.

Veja mais: Gol e Azul brigam pela liderança do mercado; Latam avança

2022 - 2023

Sobre a data de realização das viagens nacionais comercializadas em setembro, 29,2% aconteceram no próprio mês da aquisição e 45% se realizarão até o fim de 2021, apontou o boletim.

Em relação aos embarques internacionais, 14,6% ocorreram no mesmo mês da pesquisa, 40,4% ocorrerão até o final do ano, enquanto 31% estão agendados para o primeiro semestre de 2022, 12,5% acontecerão no segundo semestre do próximo ano e apenas 1,4% ficarão para 2023.

Sérgio Ripardo

Jornalista brasileiro com mais de 29 anos de experiência, com passagem por sites de alcance nacional como Folha e R7, cobrindo indicadores econômicos, mercado financeiro e companhias abertas.