Bloomberg — Os chanceleres da França e do Brasil planejam se reunir à margem da Cúpula do Grupo dos 20, em Roma, após dois anos de relações frias, segundo três pessoas a par do assunto.
Jean-Yves Le Drian e Carlos Franca vão dialogar no domingo, disseram as fontes, pedindo para não serem identificadas porque não estão autorizadas a discutir o assunto publicamente. Uma autoridade francesa disse que o encontro seria uma simples visita de cortesia.
Os chanceleres da França e do Brasil não responderam aos pedidos de comentários.
Embora a França e o Brasil tenham tradicionalmente tido fortes laços comerciais e militares, as relações azedaram em julho de 2019, quando o presidente Jair Bolsonaro cancelou inesperadamente uma reunião em Brasília com Le Drian para cortar o cabelo durante uma transmissão ao vivo do Facebook.
No mês seguinte, na véspera de sediar uma cúpula do Grupo dos Sete, o presidente francês Emmanuel Macron tweetou sua preocupação com os incêndios na floresta amazônica e pediu uma resposta internacional, provocando uma reação irada de Bolsonaro sobre o que ele considerou uma infração à soberania do Brasil.
As tensões se tornaram pessoais quando Bolsonaro retuitou um comentário sarcástico na mídia social que zombava da aparência da primeira-dama francesa Brigitte Macron. Macron denunciou o comentário como “extraordinariamente desrespeitoso para com minha esposa” e acrescentou que espera que o povo brasileiro em breve tenha um presidente digno dele.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Ether atinge patamar recorde com atualização do blockchain Ethereum
Matt Damon promove plataforma de cripto para atrair novos usuários
© 2021 Bloomberg L.P.