JBS: Mais dois membros da família Batista deixam o conselho

José Batista Sobrinho, patriarca da família e fundador da empresa, é o último remanescente que ainda permanece no conselho, como membro efetivo e vice-presidente

Por

Bloomberg Línea — Mais dois membros da família Batista deixaram hoje o conselho de administração da JBS. Wesley Mendonça Batista Filho, primogênito do ex-ceo da empresa Wesley Batista, e Aguinaldo Gomes Ramos Filho, sobrinho de Wesley e de Joesley Batista deixaram suas cadeiras e serão substituídos pelo ex-presidente da Fiat do Brasil Cledorvino Belini e por Francisco Turra, ex-ministro da Agricultura, que assume como membros independentes do conselho de administração da empresa.

Em fato relevante enviado ao mercado, a empresa comunicou que Wesley Filho e Agnaldo Filho renunciaram aos cargos de membros efetivos. “A administração da companhia agradece aos senhores Wesley Mendonça Batista Filho e Aguinaldo Gomes Ramos Filho pela dedicação e grande contribuição prestadas ao longo dos últimos quatro anos em que exerceram seus cargos como conselheiros da companhia e deseja boas-vindas aos novos conselheiros”, diz o comunicado.

Veja mais: JBS se aproxima de US$ 2 bilhões com aquisições em 2021

Com a dança das cadeiras, resta no conselho apenas um membro da família que fundou uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Coincidentemente, é o patriarca da família, José Batista Sobrinho, que ainda permanece como membro efetivo e vice-presidente do conselho de administração.

As mudanças deixaram o conselho da JBS com a seguinte composição:

Jeremiah O’Callaghan - presidente

Homem de confiança da família Batista. Ingressou no grupo em 1996, criou o departamento de exportação da empresa e ficou por uma década à frente da área de relações com investidores da empresa. Assumiu o conselho em 2017, após a prisão dos irmãos Batista.

José Batista Sobrinho - vice-presidente

Patriarca da família e fundador da empresa. São dele as iniciais que formam o nome do grupo que nasceu inicialmente como Friboi e trocou de nome à época da abertura do capital na bolsa.

Gilberto Meirelles Xandó Baptista - membro independente

Outro nome de confiança da família. Foi contratado pelos irmãos Batista para presidir a Vigor Alimentos, onde ficou até a empresa ser vendida. Desde então assumiu uma das cadeiras do conselho da JBS.

Francisco Turra - membro independente

Ex-ministro da Agricultura e ex-presidente da Conab. Deixou recentemente a presidência executiva da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) onde construiu uma ótima relação com os Batista, especialmente após a JBS adquirir a Seara.

Cledorvino Belini - membro independente

Presidiu a montadora Fiat no Brasil e na América Latina por 11 anos. Também ocupou a presidência da Anfavea e da Cemig, tendo ótima relação com o BNDES.

Alba Pettengill - membro independente

Mais um nome em que a família Batista confia. Alba comandou durante muito tempo as operações da JBS no Paraguai e conhece bem tanto as rotinas da empresa quanto o gosto da família.

Márcio Guedes Pereira Júnior - membro independente

Diretor da Pangea Associados, empresa de consultoria financeira, especializada em reestruturação corporativa. É membro de diversos conselhos de empresas como Ourofino Saúde Animal, Melhoramentos, entre outras.

Gelson Luiz Merisio - membro independente

Formado em administração de empresas, presidiu a Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina, o conselho deliberativo do Sebrae/SC e é deputado estadual em Santa Catarina.

Leila Abraham Loria - membro independente

É presidente do conselho de administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e faz parte do conselho de empresas como Copel e Pernambucanas.

Leia também

Por que o Facebook mudou seu nome para Meta?