Dólar vai a R$ 5,66 e ADRs da Petrobras desabam 3,9% após fala de Bolsonaro

Presidente disse durante live nas redes sociais que o governo tenta mudar a política de preços da estatal

Bolsonaro fala em mudar política de preços da estatal
28 de Outubro, 2021 | 06:10 PM

Bloomberg Línea — O dólar ampliou o ritmo de alta no final dos negócios e os principais papéis brasileiros passaram a ter forte baixa no exterior após o presidente Jair Bolsonaro dizer que busca mudar a política de preços da estatal.

O dólar bateu na máxima do dia, a R$ 5,663, com alta de 2,2% no final dos negócios no Brasil. Já os recibos de ações da Petrobras (ADRs) tinham baixa de 3,88% às 17h (18h em Brasília) no aftermarket dos EUA. Durante a sessão regular, esses papéis tiveram alta de 0,67%.

PUBLICIDADE

Bolsonaro disse que o governo tenta mudar a política de preços da estatal. “A Petrobras é obrigada a aumentar o preço porque ela tem que seguir a legislação, e nós estamos tentando aqui buscar uma maneira de mudar a lei”, disse durante live nas redes sociais.

O presidente Bolsonaro criticou o fato de o preço do combustível ser atrelado ao dólar. “A Petrobras tem que ser uma empresa que dê um lucro não muito alto como tem dado”, disse.

“Ninguém aqui vai alterar contratos”, disse, ressaltando que não “congelará os preços dos combustíveis”. O presidente defendeu que a empresa invista também em gás.

Toni Sciarretta

News director da Bloomberg Línea no Brasil. Jornalista com mais de 20 anos de experiência na cobertura diária de finanças, mercados e empresas abertas. Trabalhou no Valor Econômico e na Folha de S.Paulo. Foi bolsista do programa de jornalismo da Universidade de Michigan.