América do Norte compensa margens fracas da Marfrig no Brasil

Empresa divulgou receita líquida recorde no terceiro trimestre, acima da estimativa mais alta entre analistas consultados pela Bloomberg

Fortes resultados na América do Norte compensaram as baixas margens na América do Sul
Por Tatiana Freitas
27 de Outubro, 2021 | 02:11 PM

Bloomberg — O lucro da Marfrig Global Foods foi impulsionado pelo resultado recorde da subsidiária National Beef Packing nos Estados Unidos, o que compensou as baixas margens no Brasil, maior exportador mundial de carne bovina.

A empresa divulgou receita líquida recorde no terceiro trimestre, acima da estimativa mais alta entre analistas consultados pela Bloomberg, enquanto o lucro líquido ficou ligeiramente abaixo do consenso. Os ganhos da National Beef mais do que dobraram em relação ao ano anterior.

PUBLICIDADE

A quarta maior processadora de carne bovina dos EUA conseguiu driblar a escassez de mão de obra e manter todas as unidades de abate funcionando a plena capacidade, disse Tim Klein, CEO da National Beef, em entrevista na terça-feira. As margens no quarto trimestre podem cair, já que o consumo de carne bovina costuma ser mais fraco no período, mas deve se manter acima da média, disse o executivo.

Os fortes resultados na América do Norte compensaram as baixas margens na América do Sul, principalmente devido aos altos custos do gado e fraca demanda no Brasil. A situação piorou em setembro em meio à suspensão das exportações de carne bovina brasileira para a China, devido ao registro de dois casos “atípicos” da doença da vaca louca. O comércio está suspenso há cerca de 50 dias.

Veja mais: Gerdau e Klabin anunciam pagamento de dividendos após divulgarem lucros

PUBLICIDADE

Para driblar o problema, a Marfrig redirecionou os embarques para a China para suas unidades no Uruguai e na Argentina, além de conceder férias coletivas em algumas plantas no Brasil, disse Miguel Gularte, diretor-presidente da Marfrig, na mesma entrevista. A empresa também aumentou as vendas de produtos industrializados e com marca para proteger suas margens no período.

A queda das exportações reduziu os custos do gado, sinalizando que as margens podem se recuperar. “Estamos nos aproximando de um equilíbrio entre os preços do gado e da carne bovina no Brasil”, disse Gularte.

Neste trimestre, a empresa está operando com cautela, evitando compromissos de longo prazo para ter condições de atender a China rapidamente quando as exportações forem liberadas, disse Gularte nesta quarta-feira em teleconferência.

PUBLICIDADE

A Marfrig também conseguiu driblar a falta de contêineres que prejudicou os resultados no segundo trimestre, mas Gularte alerta que a oferta dos equipamentos ainda não está normalizada, o que deve ser um ponto de atenção para o momento de retomada das exportações.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

Nubank dá início a IPO com valuation acima de US$ 50 bi nos EUA e Brasil