Bloomberg — O lucro da Marfrig Global Foods foi impulsionado pelo resultado recorde da subsidiária National Beef Packing nos Estados Unidos, o que compensou as baixas margens no Brasil, maior exportador mundial de carne bovina.
A empresa divulgou receita líquida recorde no terceiro trimestre, acima da estimativa mais alta entre analistas consultados pela Bloomberg, enquanto o lucro líquido ficou ligeiramente abaixo do consenso. Os ganhos da National Beef mais do que dobraram em relação ao ano anterior.
A quarta maior processadora de carne bovina dos EUA conseguiu driblar a escassez de mão de obra e manter todas as unidades de abate funcionando a plena capacidade, disse Tim Klein, CEO da National Beef, em entrevista na terça-feira. As margens no quarto trimestre podem cair, já que o consumo de carne bovina costuma ser mais fraco no período, mas deve se manter acima da média, disse o executivo.
Os fortes resultados na América do Norte compensaram as baixas margens na América do Sul, principalmente devido aos altos custos do gado e fraca demanda no Brasil. A situação piorou em setembro em meio à suspensão das exportações de carne bovina brasileira para a China, devido ao registro de dois casos “atípicos” da doença da vaca louca. O comércio está suspenso há cerca de 50 dias.
Veja mais: Gerdau e Klabin anunciam pagamento de dividendos após divulgarem lucros
Para driblar o problema, a Marfrig redirecionou os embarques para a China para suas unidades no Uruguai e na Argentina, além de conceder férias coletivas em algumas plantas no Brasil, disse Miguel Gularte, diretor-presidente da Marfrig, na mesma entrevista. A empresa também aumentou as vendas de produtos industrializados e com marca para proteger suas margens no período.
A queda das exportações reduziu os custos do gado, sinalizando que as margens podem se recuperar. “Estamos nos aproximando de um equilíbrio entre os preços do gado e da carne bovina no Brasil”, disse Gularte.
Neste trimestre, a empresa está operando com cautela, evitando compromissos de longo prazo para ter condições de atender a China rapidamente quando as exportações forem liberadas, disse Gularte nesta quarta-feira em teleconferência.
A Marfrig também conseguiu driblar a falta de contêineres que prejudicou os resultados no segundo trimestre, mas Gularte alerta que a oferta dos equipamentos ainda não está normalizada, o que deve ser um ponto de atenção para o momento de retomada das exportações.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
Nubank dá início a IPO com valuation acima de US$ 50 bi nos EUA e Brasil
©2021 Bloomberg L.P.