Rio sem máscara: Prefeitura anuncia liberação a partir de amanhã

Apesar da da flexibilização ao ar livre, a proteção individual ainda será obrigatória em locais fechados, conforme o prefeito Eduardo Paes

Cidade já está na nona semana de redução do número de casos de Covid-19, e só tem 2% dos leitos ocupados por pacientes com a doença
26 de Outubro, 2021 | 07:25 PM

Bloomberg Línea — O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou nesta terça-feira (26) a flexibilização do uso de máscaras em locais abertos na cidade a partir de amanhã (27). A mudança vem após a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) autorizar os municípios a liberarem o uso das máscaras.

Apesar da liberação ao ar livre, a proteção individual ainda será obrigatória em locais fechados. O decreto será publicado amanhã no Diário Oficial, assim como a liberação de funcionamento das boates com capacidade máxima de 50%.

PUBLICIDADE

Veja mais: De volta ao escritório: empresas exigem vacina para retorno presencial no Brasil

Conforme o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, a cidade já está na nona semana de redução do número de casos de Covid-19, e só tem 2% dos leitos ocupados por pacientes com a doença. O comitê científico que dá assistência à Prefeitura foi unânime em confirmar a liberação das máscaras, de acordo com Soranz.

Também hoje (26), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos a partir de 3 de novembro. A expectativa por lá é que a liberação também valha para ambientes fechados quando 70% da população estiver com o ciclo vacinal completo contra a covid-19 - que, até ontem, estava em 59,96%.

PUBLICIDADE

Leia também: ‘Apartheid das máscaras’: Elite tira proteção, mas e aqueles que a servem?


Kariny Leal

Jornalista carioca, formada pela UFRJ, especializada em cobertura econômica e em tempo real, com passagens pela Bloomberg News e Forbes Brasil. Kariny cobre o mercado financeiro e a economia brasileira para a Bloomberg Línea.