Modelo 3 da Tesla é o primeiro carro elétrico a superar vendas na Europa

Veículo mais acessível da montadora americana venceu os carros convencionais, incluindo o Clio da Renault e o Golf da Volkswagen

Por

Bloomberg — O Modelo 3 da Tesla foi o veículo mais vendido na Europa no mês passado, a primeira vez que um carro elétrico superou os modelos rivais com motores a gasolina.

O veículo mais acessível da montadora americana venceu os carros convencionais, incluindo o Clio da Renault e o Golf da Volkswagen, de acordo com a Jato Dynamics. O desempenho do Modelo 3 reflete parcialmente “o esforço de vendas agressivo da Tesla no final do trimestre”, disse a empresa de pesquisa em um relatório divulgado na segunda-feira (25).

Ganhar a medalha de vendas mensais é um marco importante para os veículos elétricos e outro sinal de que a indústria automotiva está acelerando a transição dos rumos dessa indústria, se afastando cada vez mais do motor de combustão. É também a primeira vez que um carro feito fora da Europa conquistou o primeiro lugar no continente.

Os governos estão oferecendo incentivos generosos para atrair potenciais compradores de carros com motor de combustão a escolherem veículos totalmente elétricos, também chamados de veículos plug-in ou híbridos, respondendo por 23% do mercado em setembro, quase o dobro de 2020.

Ainda assim, o desenvolvimento vem em um cenário sombrio para as vendas de automóveis na Europa porque a escassez global de semicondutores está prejudicando a produção e atrasando as entregas aos clientes. Os registros de carros novos caíram 25% no mês passado e as concessionárias estão lutando para preencher seus estoques.

“A crescente popularidade dos veículos elétricos é animadora, mas as vendas ainda não são fortes o suficiente para compensar os grandes declínios que ocorreram em outros segmentos”, disse Jato.

A Tesla despachou 24.591 Modelos 3 para clientes em setembro, um aumento de 58% em relação ao ano passado.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Tesla atinge marca de US$ 1 trilhão com a popularização dos veículos elétricos

Caminhoneiros: Pressão por nova greve cresce e governo vê risco pontual