São Paulo — O Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo confirmou, na noite desta terça-feira (26), que as entrevistas para obtenção de visto vão ser retomadas no próximo dia 8 de novembro. A data coincide com o início do retorno dos voos diretos entre Brasil e EUA para viajantes em geral, completamente vacinados.
As entrevistas na Embaixada e nos consulados estavam suspensas desde março do ano passado, após o início da pandemia do novo coronavírus. O solicitante com entrevista agendada antes da interrupção do serviço terá prioridade antes da abertura do agendamento para quem está iniciando agora o processo.
A retomada das entrevistas faz parte da estratégia dos EUA de reabertura de suas fronteiras aéreas para viajantes brasileiros e cidadãos de outras nacionalidades que comprovem a vacinação completa conta a Covid-19.
Ontem, o governo americano divulgou detalhes de como será esse processo, livrando crianças e adolescentes da exigência de apresentar comprovante de vacinação, já que algumas dessas faixas etárias só recentemente começaram a ser contempladas nas campanhas de vacinação.
Essa questão era importante porque a venda de pacotes turísticos para visitas aos parques de diversões da Flórida e da Califórnia depende da autorização de viagens para crianças. Orlando é um dos destinos americanos mais procurados pelos brasileiros devido à esse segmento de lazer.
Desde o mês passado, a diplomacia dos EUA no Brasil e representantes do setor turístico conversavam sobre questões relacionadas à obtenção ou renovação dos vistos.
Confira os tipos de vistos dos EUA:
- B1 – negócios
- B2 – turismo
- C – de trânsito
- D – tripulantes
- F – estudante acadêmico
- J – intercâmbio
- I – representantes de meios de comunicação
- M – estudante vocacional
- H – para trainees e trabalhos temporários
- L – para transferências de uma mesma empresa
- O – para cidadãos estrangeiros com habilidades extraordinárias
- P – para atletas, artistas e outros profissionais do entretenimento
- Q – para programas internacionais de intercâmbio cultural
- R – para profissionais religiosos
Leia também
Número de Big Techs vai aumentar, segundo fundador do LinkedIn
Vendas de cigarros subiram pela primeira vez em 20 anos nos EUA